Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Azeite virgem extra? DECO concluiu que três marcas são apenas 'virgem'

Análise sensorial realizada pela DECO concluiu que três marcas fazem o consumidor pagar mais por produtos de categoria inferiores.

Azeite virgem extra? DECO concluiu que três marcas são apenas 'virgem'
Notícias ao Minuto

11:27 - 29/08/18 por Notícias ao Minuto

Economia DECO

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) analisou 25 marcas de azeite virgem extra e concluiu que três dessas marcas apenas podem ser designadas por ‘virgem’. Por este motivo, a conclusão da DECO é que o consumidor está a pagar mais por produtos de categoria inferior.

“Três das 25 marcas do nosso estudo a azeite virgem extra não fazem justiça à designação que apregoam: Alfandagh Biológico, Casa Pontinha e Tojeira Biológico Clássico. Na realidade, são azeites virgem”, pode ler-se num comunicado divulgado pela associação.

Esta análise, saliente-se, foi realizada com base em critérios internacionalmente reconhecidos, num laboratório aprovado pelo Conselho Oleícola Internacional (COI). Na prática, foi feita uma análise sensorial que “separou as águas entre amostras virgem extra – no topo da hierarquia de qualidade do azeite – e apenas virgem”.

Após esta análise, as mesmas amostras foram ainda submetidas a mais duas provas no mesmo laboratório, em diferentes garrafas do mesmo lote. Posteriormente, foram enviadas para outros dois laboratórios, igualmente reconhecidos pelo COI.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório