Meteorologia

  • 15 JULHO 2018
Tempo
22º
MIN 22º MÁX 22º

Edição

Cartão de multibanco clonado: Saiba se lhe aconteceu e o que fazer

Se detetou movimentos suspeitos na sua conta, saiba o que deve fazer.

Cartão de multibanco clonado: Saiba se lhe aconteceu e o que fazer
Notícias ao Minuto

08:55 - 09/07/18 por Notícias ao Minuto

Economia Fraude

A clonagem de cartões é um processo em que toda a informação sobre um determinado cartão é copiada através da banda magnética por um mecanismo conhecido por 'skimmer'. Este equipamento é colocado nas caixas multibanco ou até em terminais de pagamento automático e pode resultar em fraude para quem lá insere o cartão. 

Com a clonagem - e tendo todas as informações do seu cartão - podem "originar um cartão clonado e efetuar o pagamento de bens/serviços ou levantamentos de dinheiro em seu nome", explica a plataforma ComparaJá.pt

Se notar no seu extrato bancário que há registo de  levantamentos ou pagamentos que não foram efetivamente feitos por si, então algo não está certo: pode ter o cartão clonado.

Se considerar que foi vítima de cartão clonado, "deve ligar para o seu banco a solicitar o cancelamento imediato do cartão". Se porventura não conseguir falar com o banco, a plataforma acrescenta que pode entrar em contacto com a SIBS.

Deve também fazer uma denúncia à Polícia Judiciária, à PSP, à GNR ou mesmo ao Ministério Público. Isto, porque "se não comunicar a perda, roubo ou apropriação abusiva do cartão à entidade financeira, terá de suportar todas as despesas geradas por operações não autorizadas", explica a plataforma. 

"Note que, a partir do momento em que a situação é comunicada ao banco, este fica responsável por quaisquer delitos que possam vir a acontecer desde então", recorda o ComparaJá. Já as operações não autorizadas que possam ter ocorrido antes de se notificar o banco, ficarão a cargo do titular do cartão, "dentro do limite do saldo disponível ou da linha de crédito associada ao cartão até um máximo de 150 euros", explica. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.