Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º
Finanças Crédito à habitação Crédito habitação: Eis as garantias ...

Crédito habitação: Eis as garantias bancárias que lhe podem ser exigidas

De forma a garantir que o dinheiro regressa aos cofres dos bancos, há garantias que lhes podem ser exigidas para receber a aprovação num empréstimo.

Crédito habitação: Eis as garantias bancárias que lhe podem ser exigidas
Notícias ao Minuto

08:04 - 21/06/18 por Notícias ao Minuto 

Casa ComparaJá

Para conseguir 'luz verde' num crédito à habitação, as instituições financeiras podem exigir garantias bancárias para que o empréstimo seja aprovado. Isto acontece porque os bancos se querem proteger contra o incumprimento do pagamento por parte dos clientes. 

"As garantias bancárias são, então, estratégias que os bancos têm para se precaver e, caso o cliente deixe de pagar as prestações do seu empréstimo, consigam de alguma forma reaver o montante que foi emprestado", refere a plataforma ComparaJá.pt

Eis algumas das garantias que podem ser exigidas pelos bancos, de acordo com o ComparaJá.pt. 

  1. Entrada inicial - Se der entrada com um determinado valor, a instituição bancária entende que se tem dinheiro disponível para essa situação "em princípio será uma pessoa que gere bem as suas finanças pessoais e será capaz de cumprir com o pagamento das prestações mensais". 
  2. Garantia de imóveis - "Se não cumprir com o pagamento do empréstimo, a instituição bancária na qual contraiu o crédito à habitação poderá iniciar um processo judicial para recuperar o valor o crédito e, em última instância, ser-lhe-á retirada a habitação, visto que esta é uma garantia bancária do financiamento."
  3. O seguro de vida é obrigatório - "O seguro de vida inclui, normalmente, as coberturas de invalidez e morte. Este garante a liquidação da dívida do crédito no caso de o titular do seguro ficar incapacitado para trabalhar ou no caso de morte do mesmo."
  4. Garantia de outros imóveis - "Existe uma opção relativamente à garantia hipotecária: esta poderá ser atribuída a outro imóvel que não o correspondente ao crédito à habitação, desde que seja um imóvel livre de encargos ou outras hipotecas."
  5. Ter um fiador para o seu crédito à habitação - "O fiador é responsável pelo pagamento do empréstimo, caso o cliente entre em incumprimento. Embora os devedores entrem primeiro em negociações com a instituição financeira, a verdade é que, se o pagamento não for feito, o fiador é responsabilizado para responder à dívida em questão."
Campo obrigatório