Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

CaixaBank: Concorrência notificada da venda de meios de pagamento do BPI

A Comercia Global Payments, controlada pelo catalão CaixaBank, notificou a Autoridade da Concorrência (AdC) da compra dos negócios de cartões de débito e de crédito do BPI, entre outros ativos, revela um aviso da AdC.

CaixaBank: Concorrência notificada da venda de meios de pagamento do BPI
Notícias ao Minuto

11:26 - 19/06/18 por Lusa

Economia Banca

A operação de concentração consiste na aquisição pela Comercia Global Payments do controlo exclusivo da atividade de aceitação de pagamentos com cartão junto de comerciantes em pontos de venda do Banco BPI, em particular nos TPA.

A AdC foi notificada desta operação a 8 de junho, recebendo até ao final desta semana observações de terceiros interessados na operação.

Em dezembro do ano passado, a administração do banco BPI aprovou a venda ao grupo CaixaBank, seu principal acionista, de negócios relacionados com meios de pagamento, num encaixe de 113 milhões de euros, mas anunciando manter o relacionamento com os clientes dessas atividades.

Em comunicado enviado na altura à imprensa, a instituição esclareceu que, na sequência de propostas de aquisição apresentadas pelo CaixaBank, aprovou a alienação da sua operação de emissão de instrumentos de pagamento (cartões de débito e de crédito) à CB Payments (100% detida pelo CaixaBank) por 53 milhões de euros e da atividade de seguros de pagamento junto de estabelecimentos comerciais à Comercia, por 60 milhões de euros.

As operações têm como objetivo, segundo o BPI, "melhorar e ampliar, a médio e longo prazo, a oferta comercial aos clientes do BPI, criar sinergias com o grupo CaixaBank e concentrar o banco BPI na atividade bancária 'core' [principal]".

"A CB Payments e a Comercia exercerão a sua atividade em Portugal ao abrigo do regime europeu de livre prestação de serviços", adiantou na altura o BPI, referindo que "manterá, mesmo após a concretização destas transações, o relacionamento com os clientes das atividades em causa, o que fará na qualidade de agente das respetivas sociedades CB Payments e Comercia".

Em 23 de novembro a administração do BPI aprovou a venda ao CaixaBank de negócios relacionados com a atividade de seguros de vida e pensões, gestão de ativos e banca de investimento, num montante total de 218 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório