Não foi no início do ano quando a Apple fintou os fãs com o 4S, foi agora. Já é conhecido o iPhone 5. Desta vez, muitos dos rumores estão confirmados. O novo iPhone tem um ecrã de quatro polegadas e uma resolução de 1136x640 pixels. As aplicações de origem da Apple estão todas adaptadas ao novo ecrã. Já as restantes que ainda não estejam preparadas para esta resolução, vão funcionar com uma barra de cada lado.
A câmara fotográfica é de oito megapixéis, com uma lente melhorada. O iPhone 5 vai permitir tirar uma fotografia a 360 graus. Passa a ser possível tirar fotografias enquanto se filma. A câmara frontal passa a ser igualmente em HD, o que melhora as chamadas através do Facetime.
Neste modelo, a Apple decidiu mudar o conector do telemóvel. Os carregadores e acessórios dos anteriores aparelhos não vão funcionar no iPhone 5 mas está pronto um adaptador para contornar este aspecto. A bateria foi melhorada. Em conversação com o 3G ligado, o iPhone 5 pode manter-se ligado durante oito horas. Já a ver vídeos, a autonomia do telefone é de dez horas, um valor que sobe para as 40 horas na utilização exclusiva de músicas. Em standby, o modelo pode ficar ligado durante 225 horas.
O aparelho vai ser lançado nos EUA no dia 21 de Setembro e chega a mais de 200 países até ao final do ano. Os preços não vão variar muito. A versão com 16GB irá custar 199 dólares, enquanto a de 32GB fica por 299 dólares. Para quem quiser o modelo com 64GB terá de pagar 399 dólares.
A Vodafone já informou, em comunicado, que "vai começar a vender o novo iPhone 5 a 28 de Setembro".