Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

"O retorno disto não existe, é incomensurável". Quanto vale a Eurovisão?

Decorre esta quinta-feira a segunda semifinal da Eurovisão e o Notícias ao Minuto foi saber qual é o impacto da realização deste festival em Portugal. Entre unidades hoteleiras lotadas, restauração e comércios cheios, quanto se paga, afinal, para pernoitar em Lisboa esta semana?

"O retorno disto não existe, é incomensurável". Quanto vale a Eurovisão?
Notícias ao Minuto

08:58 - 10/05/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Eurovisão

Quem por esta altura viajar até ao Parque das Nações, em Lisboa, vai confrontar-se com um cenário diferente do habitual, isto porque a Altice Arena é o palco do Festival da Eurovisão - onde estarão esta quinta-feira 18 países em competição na segunda semifinal do certame -, que trouxe até Portugal milhares de cidadãos estrangeiros. E não só. 

"A promoção de Portugal é incomensurável e será de difícil monitorização no curto prazo. Estamos a mostrar um Portugal acolhedor, moderno e que sabe fazer as coisas (...) o retorno disto não existe", adiantou José Esteves, diretor-geral da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) ao Notícias ao Minuto.

"Todas as unidades hoteleiras, toda a restauração, todo o comércio" estão a beneficiar da Eurovisão. "Há unidades junto ao [Altice] Arena mais cheias, mas temos hotéis na Grande Lisboa, Cascais, Sintra e Margem Sul que estão [também] a aproveitar este fenómeno", referiu.

O impacto económico de o festival se realizar cá andará "nas muitas dezenas de milhões de euros, que nós estimamos que poderá - depois de feitos os cálculos - aproximar-se da centena de milhões de euros", adiantou-nos José Esteves.

Quanto custa pernoitar em Lisboa?

De acordo com dados cedidos pela Airbnb ao Notícias ao Minuto, durante esta semana o total de hóspedes na cidade de Lisboa "será 83% superior do que foi em 2017", ou seja, a plataforma registou 54 mil reservas só esta semana

Ainda segundo os dados fornecidos pela plataforma, a 'reserva típica' no Airbnb é de dois a três hóspedes por quarto, durante seis noites. Ora, neste caso, a tarifa média por noite é de 65 euros por quarto. De outro ponto de vista, o preço médio para um quarto durante esta semana é de 63 euros por noite, sendo que num apartamento com dois quartos esse valor sobe para 150 euros por noite

Já na plataforma de aluguer de alojamentos turísticos do grupo Idealista, a Rentalia, a taxa de ocupação para esta semana "supera os 95%", segundo informações disponibilizadas pela empresa ao Notícias ao Minuto

Nesta plataforma, o preço médio dos alojamentos ainda disponíveis está acima de 60 euros por pessoa por noite e a maioria dos apartamentos ainda vagos têm, na maioria, três ou mais quartos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório