A Ford colocou ponto final naquilo que pareceu uma interminável espera, ao apresentar a quarta geração do popular Focus, que deverá chegar ao mercado português no mês de outubro.
A tecnologia, o conforto e o luxo são as principais metas do remodelado modelo, que se apresenta em três formatos: berlina de cinco portas, de quatro portas e ainda carrinha de quatro portas.
As novidades são muitas, por isso vamos por partes. No que ao exterior diz respeito, a silhueta do novo Ford Focus apresenta-se mais dinâmica, graças ao aumento da distância entre eixos, do posicionamento mais recuado do habitáculo e ao ‘redesign’ da frente e da dianteira.
No interior, luxo é a palavra de ordem. A marca norte-americana baseia-se no mundo da joalharia, apresentado revestimentos das portas e das saídas de ventilação decoradas com pormenores decorativos em vidro polido e acabamentos escovados
O novo Focus marca, ainda, a estreia completa da nova plataforma C2, desenhada com o objetivo de garantir mais segurança, sem que o espaço interior seja afetado. Aliás, o espaço ao nível dos joelhos foi aumentando, assim como ao nível dos ombros.
Quanto à motorização, o remodelado modelo contempla os motores EcoBost (gasolina) e EcoBlue (gasóleo), em vários patamares de potência.
Finalmente, uma nota especial para a tecnologia. Do Sistema Ativo de Assistência ao Estacionamento 2, que agora opera automaticamente a caixa de velocidades, ao sistema de localização do carro em parques de estacionamento, a Ford parece tudo ter feito para ‘mimar’ os seus utilizadores.