Olá Portugal é 'bunker' que une irredutíveis lusitanos de Genebra

De sexta-feira a domingo, a associação oferece aos compatriotas o "melhor do país, incluindo o futebol".

Seleção

© FPF

Lusa
25/03/2018 10:15 ‧ 25/03/2018 por Lusa

Desporto

Mundial'2018

Em Genebra há um 'bunker', onde irredutíveis lusitanos sofrem como poucos pela pátria, o Olá Portugal, uma associação que de sexta-feira a domingo oferece aos compatriotas o "melhor do país, incluindo o futebol".

"Sempre que a bandeira portuguesa sobre a um mastro, os nossos olhos reluzem. Desta vez, felizmente, vamos poder voltar a ter a seleção connosco. Na segunda-feira, com a Holanda, o Estádio de Genebra vai ser uma grande casa portuguesa", garante à Lusa Paulo Sampaio, um dos proprietários deste projeto.

É na cave do número 91 da rua de la Servette que, desde há quatro anos, o futebol faz parte do menu que "une os portugueses", que também vêm "em busca do convívio, música lá da terra e, claro, da boa comida".

"Com a Holanda não quero sofrer o mesmo como contra o Egito. Não havia necessidade. Desta vez temos de entrar para resolver logo. O meu coração não aguenta outro jogo assim", confessa, antes de soltar contida gargalhada.

É hora de jantar e não tarda as mesas estão lotadas, destacando-se um grupo de cerca de 30 elementos, de diversas gerações, que só no sábado conseguiu festejar o Dia da Mulher, celebrado a 08 de março.

"Só hoje é que foi possível juntar toda a gente. Todas gostamos muito de Portugal, mas, na verdade, não queremos saber muito de futebol. Não deixamos de saber o nome de alguns jogadores, porém a maioria liga bem mais a outras coisas", diz Maria Teresa, logo abrindo acalorada discussão entre as que gostam e as que são quase indiferentes à seleção.

Entretanto, o aroma a vitela assada e bifanas, os dois pratos do dia, já se passeia pela sala e não há mais conversa: "Agora é tempo de satisfazer a gula e celebrar a amizade".

A música ao vivo é outra das formas como o Olá Portugal ajuda a "colar a comunidade lusa de Genebra" e, não tarda, confortado o estômago, a pista está cheia.

"Os emigrantes é que sentem o país como ninguém. Como bom amarantino, sou portista, mas a seleção está cima de tudo. Devia ser assim para todos os nossos compatriotas", defende Fernando Monteiro.

O trabalhador na construção civil encontrou nesta casa "um 'hobby' de fim de semana e uma esposa", já que se embeiçou "pelos encantos e comida" da cozinheira de serviço.

"Para nós é um grande orgulho ter cá a seleção, como aconteceu no Euro2008. Fomos o único país que obrigou as autoridades a cortar autoestradas para a seleção passar. Quer maior prova de amor do que isto?", questiona.

Fernando garante que nesta associação das pessoas "vibram por Portugal como se estivessem no estádio" e afiança que "boa parte da clientela habitual" vai assistir ao desafio com a Holanda.

"Espero que seja um jogo menos complicado do que contra o Egito. Acredito que ganharemos por dois, três ou quatro a zero. Nesta seleção, ao melhor do Mundo, o nosso Cristiano Ronaldo, só juntava o Ricardo Carvalho e o Nuno Gomes. Com eles é que tínhamos uma seleção imbatível", confia.

A 10 de julho de 2016, quando um golo de Éder no prolongamento da final do Europeu frente à anfitriã França valeu título inédito para o país, o Olá Portugal "mostrou-se" à comunidade.

"Além de termos equipas de futebol e atletismo e de ministrarmos cursos de dança, também temos um grupo de bombos. Saímos com eles para as ruas e tivemos 2000 pessoas atrás de nós. Já os temos preparados para a final do Mundial a 15 de julho. Queremos voltar a dar música ao mundo", remata Paulo Sampaio.

Depois do 2-1 ao Egito, com 'bis' de Cristiano Ronaldo no tempo de descontos, na sexta-feira em Zurique, e do encontro com a Holanda em Genebra, a equipa lusa já tem agendados mais três jogos de preparação, com a Tunísia, em Braga (28 de maio), na Bélgica (03 de junho), e com a Argélia, em solo luso (07 de junho).

No Mundial2018, que decorrerá ma Rússia entre 14 de junho a 15 de julho, Portugal integra o Grupo B com a Espanha, o Irão, de Carlos Queiroz, e Marrocos.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Benfica ajuda adepto que ficou sem casa devido a incêndios e leva-o à Luz

I Liga

Benfica ajuda adepto que ficou sem casa devido a incêndios e leva-o à Luz

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Famalicão26
2FC Porto13
3Sporting13
4Sp. Braga13
5Arouca13
6Gil Vicente13
7Moreirense13
8Benfica13
9Casa Pia23
10Vitória SC23
11Estoril21
12Estrela21
13Rio Ave00
14Alverca10
15C.D. Nacional10
16Santa Clara10
17AVS20
18Tondela20
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Dos relvados às pistas. Futebolistas que se tornaram pilotos de carros

Futebol

Dos relvados às pistas. Futebolistas que se tornaram pilotos de carros

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas