"Os três pontos conquistados pelo Benfica não apagam uma má arbitragem"

João Noronha Lopes pede a Rui Costa que aprenda "com os erros do passado" e perceba que "os alertas e as exigências devem ser feitos agora, não quando as taças estiverem entregues". Cristóvão Carvalho também não poupa Hélder Carvalho.

João Noronha Lopes

© Global Imagens

Carlos Pereira Fernandes
17/08/2025 12:43 ‧ há 2 horas por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

João Noronha Lopes

João Noronha Lopes recorreu, ao final da manhã deste domingo, às redes sociais para apontar o dedo à equipa de arbitragem liderada por Hélder Carvalho, da Associação de Futebol de Santarém, fruto da exibição assinada no triunfo conquistado pelo Benfica sobre o Estrela da Amadora, no Estádio José Gomes, por 0-1.

 

"Os três pontos conquistados ontem pelo Benfica não apagam uma má arbitragem. Um critério inexplicável que contribuiu para piorar o jogo, decisões prejudiciais ao Benfica e, no final, a sensação de que o tempo passa e nada muda na arbitragem portuguesa", começou por escrever, após o duelo da segunda jornada da I Liga.

"Seria importante que a direção aprendesse com os erros do passado. Os alertas e as exigências devem ser feitos agora, não quando as taças estiverem entregues", acrescentou o candidato assumido às eleições para a presidência do Benfica.

Cristóvão Carvalho junta-se às críticas

Além de João Noronha Lopes, também Cristóvão Carvalho visou a arbitragem do Estrela da Amadora-Benfica: "Mais uma vez, o Benfica a ser prejudicado pela arbitragem. Ontem, um penálti claro sobre Otamendi foi ignorado à frente de todos. O critério foi desigual e, no final, o Benfica voltou a ser alvo da mesma falta de respeito que já vimos demasiadas vezes. Para piorar, o árbitro parou o jogo constantemente, baixando o ritmo e tirando intensidade à partida".

"E quem estava a apitar? Hélder Carvalho. O mesmo árbitro que já tinha manchado a Eusébio Cup contra nós. Coincidência? Ou provocação descarada? Não é por o Benfica ganhar que tem de se calar. A verdade desportiva não depende do resultado. Quando os erros se repetem, com o mesmo árbitro, sempre contra o mesmo clube, já não é incompetência — é perseguição", referiu.

"E há mais: as condições do relvado eram indignas de um jogo da Primeira Liga. Será com relvados destes que a Liga pretende vender os seus direitos televisivos e tornar os jogos apelativos, em Portugal e no estrangeiro? Eu não me vou calar. E nenhum benfiquista devia calar-se", rematou.

Penálti de Pavlidis fez a diferença

A entrada em cena do Benfica na temporada de 2025/26 da I Liga (após o adiamento do duelo da jornada inaugural, frente ao Rio Ave, por força da participação na terceira eliminatória da Liga dos Campeões, onde teve pela frente o Nice) ficou marcado por uma exibição 'sofrida'.

A equipa de arbitragem comandada por Hélder Carvalho viu-se confrontada com alguns lances de difícil análise, entre eles, o que decidiu o desfecho do encontro, quando, aos 58 minutos, foi assinalada uma grande penalidade de Atanas Chernev sobre Franjo Ivanovic, que Vangelis Pavlidis acabaria por concretizar.

No entanto, logo aos 12 minutos, a equipa orientada por Bruno Lage reclamou um outro castigo máximo, quando Nicolás Otamendi foi derrubado, na grande área tricolor, por Alan Godoy, na sequência de um pontapé de canto cobrado por Fredrik Aursnes.

A frustração encarnada para com a prestação do juiz acabou, de resto, por ficar evidente ainda antes do apito para o intervalo, quando Ricardo Rocha, adjunto de Bruno Lage, foi admoestado com um cartão amarelo, devido a protestos.

Esta foi a grande penalidade que deu a vitória ao Benfica sobre o Estrela

Esta foi a grande penalidade que deu a vitória ao Benfica sobre o Estrela

O Estrela da Amadora-Benfica foi resolvido com um único golo no jogo deste sábado, com uma grande penalidade a ser decisiva no desenrolar do encontro, com Pavlidis a não perdoar na marca dos 11 metros. Confira o vídeo para ver o momento decidiu o encontro.

Davide Rodrigues Araújo | 22:51 - 16/08/2025

Eleições começam a 'aquecer'

As eleições para a presidência do Benfica, recorde-se, estão agendadas para o próximo dia 25 de outubro. Para já, foram formalmente apresentadas as candidaturas, não só de João Noronha Lopes e Rui Costa, o atual líder máximo, como também de João Diogo Manteigas, Martim Borges Coutinho Mayer e Cristóvão Carvalho.

Resta, agora, perceber se, neste lote, também se incluirá Luís Filipe Vieira. Uma dúvida que deverá, de resto, ficar esclarecida, de uma vez por todas, na próxima terça-feira, dia para o qual o próprio tem uma entrevista agendada à CNN Portugal.

O empresário, recorde-se, assumiu a presidência do Benfica, em 2003, numa das alturas mais conturbadas da história do clube, tendo acabado por abandonar o cargo em 2021, quando foi detido para interrogatório, no âmbito da Operação Cartão Vermelho, e colocado, inclusive, sob prisão preventiva.

De acordo com as mais recentes informações veiculadas pela imprensa desportiva nacional, o ex-dirigente das águias já terá mesmo um acordo 'apalavrado' com... Sérgio Conceição, antigo treinador do FC Porto, que pretende que sucede a Bruno Lage, no comando técnico da equipa principal.

[Notícia atualizada às 13h21]

Leia Também: Benfica vestiu fato macaco e teve 'linha de salvamento' dada por Pavlidis

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Benfica ajuda adepto que ficou sem casa devido a incêndios e leva-o à Luz

I Liga

Benfica ajuda adepto que ficou sem casa devido a incêndios e leva-o à Luz

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Famalicão26
2FC Porto13
3Sporting13
4Sp. Braga13
5Arouca13
6Gil Vicente13
7Moreirense13
8Benfica13
9Casa Pia23
10Vitória SC23
11Estoril21
12Estrela21
13Rio Ave00
14Alverca10
15C.D. Nacional10
16Santa Clara10
17AVS20
18Tondela20
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Dos relvados às pistas. Futebolistas que se tornaram pilotos de carros

Futebol

Dos relvados às pistas. Futebolistas que se tornaram pilotos de carros

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas