Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
29º
MIN 17º MÁX 30º

"Leão, à semelhança de Futre, não tem medo de ter o 'brinquedo' nos pés"

O Desporto ao Minuto esteve à conversa com Pedro Venâncio, o treinador que orientou Rafael Leão nos iniciados do Sporting na temporada de 2012/2013. O técnico falou sobre o início de carreira do menino de 18 anos, comparando-o a Futre e apontando-o ao clássico no Dragão, onde pode ter a oportunidade de uma vida.

"Leão, à semelhança de Futre, não tem medo de ter o 'brinquedo' nos pés"
Notícias ao Minuto

08:00 - 02/03/18 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto Pedro Venâncio

Rui Patrício, Bruno Fernandes, Gelson Martins ou Bas Dost são alguns dos nomes mais acarinhados na plateia de Alvalade, porém, mais recentemente, um novo nome começou a ser ‘gritado’ com maior entusiasmo cada vez que vai a jogo. Falamos de... Rafael Leão.

O extremo português tem apenas 18 anos, todavia já contabiliza quatro jogos como sénior. A verdade é que a ascensão da nova ‘coqueluche’ verde e branca não foi fácil. Quando tinha apenas 15 anos, o menino Leão era um rapaz já dotado de muito talento, mas ‘ingenuamente’ acreditava que isso bastava. Quem o diz é Pedro Venâncio, o treinador que o orientou nos iniciados do Sporting na temporada de 2012/2013, num exclusivo ao Desporto ao Minuto .

“No meu ano de iniciados não foi um jogador muito utilizado (contabilizou apenas três jogos e um golo). Sabíamos que tinha um talento diferente dos outros, mas não era muitas vezes opção. Passou a jogar com maior regularidade quando subiu aos juvenis. Tivemos de mudar a sua postura no treino, incutir-lhe espírito de trabalho, porque ele pensava que o talento chegava. Foi fundamental dizer ao Rafael Leão que não bastava ter talento para ser titular da equipa”, começou por dizer Pedro Venâncio, relembrando que com o passar dos anos o extremo foi apurando o seu nível de maturidade.

“Estes miúdos, com 14 e 15 anos, só gostam de absorver determinadas coisas e muitas das vezes temos de relembrá-los da necessidade de trabalhar. E o Rafael Leão apercebeu-se que não bastava ter talento e o facto de estar, agora, a jogar com jogadores profissionais ajudou-o bastante a crescer. Foi preciso recordá-lo, várias vezes, que era necessário trabalhar mais”.

Mas a carreira de Rafael Leão promete ser auspiciosa: “O talento dele ainda necessita de ser aperfeiçoado, porque ele ainda tem muito para evoluir, todavia acredito piamente que vai ter uma carreira brilhante. Uma das caraterísticas que o Rafael Leão tem, à semelhança do Paulo Futre, é o fato de ser um jogador que não tem medo de ter a bola e de ir para cima dos defesas. Muitas das vezes ele vai sofrer contacto físico e vai ser castigado com faltas duras, mas é um jogador que não vira as costas ao jogo e vai para cima do oponente. Ele é um atleta esguio, que muda facilmente de direção e consegue ir facilmente com a bola controlada para qualquer zona do relvado”, reconheceu o treinador e também antigo defesa central dos leões entre 1982/83 e 1991/92.

Rafael Leão foi ‘arma’ fundamental para a última vitória alcançada pelo Sporting no campeonato, assistindo Gelson Martins para o único golo da partida, já nos descontos. O ‘menino’ de 18 anos dá boas indicações com a camisola dos ‘graúdos’ e corre o sério risco de ser titular diante do FC Porto, esta sexta-feira.

“No Dragão ele será uma incógnita: ele pode soltar-se, apesar da responsabilidade de ser o primeiro clássico como sénior. Acredito que ele não vai ter medo de ter a bola, porque para ele a bola é um brinquedo. Para o Leão receber uma bola é como entregar o rebuçado a uma criança. Ele gosta do que faz e o esférico nos pés dele torna-o num homem feliz”.

A felicidade pode ser alcançada no Dragão e pode mesmo representar a oportunidade de uma vida: “Estes miúdos precisam de ter oportunidades. O azar do Bas Dost (lesionado), do Gelson (castigado) e do Doumbia (que se apresenta limitado com estado febril) pode ser a sorte do Leão”.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório