Kaká: O último 'humano' a vencer a Bola de Ouro despediu-se do futebol

Médio brasileiro diz adeus ao desporto-rei aos 35 anos. Recorde a carreira do ex-aluno de Rui Costa no Milan.

Kaká

© Reuters

Notícias Ao Minuto
18/12/2017 08:45 ‧ 18/12/2017 por Notícias Ao Minuto

Desporto

Perfil

O futebol ficou neste fim de semana mais pobre. Kaká, o último brasileiro a ser eleito o melhor jogador do Mundo, anunciou a retirada aos 35 anos.

Dotado de uma capacidade técnica e inteligência acima da média, Ricardo Izecson dos Santos Leite começou a destacar-se no São Paulo.

Os bons desempenhos valeram-lhe as primeiras chamadas à canarinha pela mão de Luiz Felipe Scolari ainda em 2002, ano de Mundial.

Kaká teve uma participação modesta na campanha que culminou com a conquista do pentacampeonato - cumpriu dois jogos como suplente utilizado - mas depressa despertou a curiosidade de um gigante europeu. No verão de 2003, o Milan pagou 9 milhões de euros ao São Paulo pelo passe do brasileiro.

Kaká dispensou o habitual tempo de adaptação de um sul-americano ao futebol europeu e impôs-se rapidamente como uma das peças mais influentes do meio-campo daquele pujante AC Milan de Ancelotti, onde pontificavam nomes como Gennaro Gattuso, Seedorf, Pirlo e Rui Costa. Curiosamente, foi o médio português, indiscutível na época anterior, que havia culminado com o título europeu, a abrir espaço para o brasileiro.

“Muitas vezes Rui Costa vinha falar comigo ao intervalo para me dar conselhos, a dizer para fazer certas coisas e não outras. Explicava-me como deveria livrar-me dos adversários, a melhor forma para criar espaços. Ajudou-me muito. É verdade! Olhando para trás, era realmente uma relação aluno/professor”, confessou Kaká durante uma entrevista no ano passado.

Em seis épocas, Kaká ajudou os Rossoneri a vencer sete títulos coletivos e foi consagrado em 2007 como o melhor jogador do Mundo à frente de Cristiano Ronaldo (2.º) e Lionel Messi (3.º). Neste domingo, dia de tributos ao agora ex-futebolista, há quem diga que Kaká foi o último humano a conquistar a Bola de Ouro, numa referência ao domínio dos 'extraterrestres' Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, iniciado em 2008 pela arte do português.

Em 2009, Kaká transferiu-se para o Real Madrid. O clube espanhol pagou ao AC Milan 65 milhões de euros em mais uma transferência milionária com a assinatura de Florentino Pérez, apostado em reeditar a política implementada no início da década com a contratação de futebolistas 'galáticos' como Luís Figo, Zinedine Zidane, Ronaldo 'Fenómeno' e David Beckham: 50 mil pessoas assistiram à apresentação de Kaká em pleno Santiago Bernabéu. Uma semana depois chegaria Cristiano Ronaldo: 80 mil no anfiteatro 'blanco' e a ilusão de um Real de regresso à pujança de outros tempos e decidido a quebrar o início do ciclo glorioso do Barça de Pep Guardiola.

Mas Kaká esteve quase sempre longe do jogador que foi em Milão. Martirizado por lesões que nunca lhe permitiram tornar-se numa figura tão venerada no Bernabéu como o fora em San Siro.

O médio brasileiro já não era o mesmo e deixou Madrid quatro anos depois de chegar. Em 2013, com 31 anos, procurou voltar a ser feliz em Milão: fez nove golos em 37 jogos, numa época 'horribilis' para o AC Milan, que fechou a Serie A num embaraçoso 8.º lugar.

Seguiu-se o regresso ao Brasil e ao São Paulo, a rampa de lançamento para o Velho Continente 11 anos antes. O fim da linha seria em casa, mas Kaká voou para a América ao fim de seis meses.

Por lá, ao serviço dos Orlando City, espalhou os últimos pós de magia.

É provável que a América tenha passado a gostar mais de futebol.

Nós, por cá, passámos.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Candidato do Benfica visa Luís Filipe Vieira: "Está à espera. Do quê?"

Cristóvão Carvalho

Candidato do Benfica visa Luís Filipe Vieira: "Está à espera. Do quê?"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Fórmula 1 à chuva? A 'sugestão' cara e inconvencional de Alonso

Fórmula 1

Fórmula 1 à chuva? A 'sugestão' cara e inconvencional de Alonso

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas