O Benfica começou a nova época da melhor maneira ao conquistar a Supertaça e 'vingar' a derrota na final da Taça de Portugal no passado mês de maio, no Estádio do Jamor. No entanto, esta vitória não garante sucessos futuros e pode estar à vista uma mudança de sistema para Bruno Lage, que recebeu vários reforços de 'peso' neste mercado de transferências.
Em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto, Álvaro Magalhães fez o rescaldo à partida da passada quinta-feira que ditou a conquista da Supertaça por parte da equipa do Benfica, naquele que foi o primeiro troféu da nova temporada.
"Acaba por ser uma vitória justa. Não houve muitas oportunidades, mas foi um jogo equilibrado. O Sporting até esteve melhor na primeira parte, com mais posse de bola. O Benfica na segunda parte esteve melhor em alguns momentos, mas sofreu com algo que já vem do ano passado", começou por dizer o ex-jogador encarnado.
O antigo lateral esquerdo das águias admitiu que o jogo poderia ter caído para qualquer um dos lados, antes de criticar a 'teimosia' de Bruno Lage em não mudar de sistema. O ex-atleta também abordou a qualificação para a Liga dos Campeões.
"O Benfica é uma equipa muito bipolar, que tanto está bem como de repente não é uma equipa que mantém o mesmo nível. Não foi uma grande exibição. Houve alturas em que o Benfica foi melhor e teve bola, mas o golo podia ter caído para qualquer lado", confessou.
"Eu penso que Fábio Veríssimo esteve bem. Também não houve nenhum caso flagrante, apenas casos normais de grandes clássicos. Tirando a parte final com cartões para os dois bancos, conseguiu levar o jogo com normalidade. As equipas não criaram problemas ao árbitro e não foi pelo comunicado do Benfica que deixou de fazer uma boa exibição. Penso que esteve a um bom nível, apesar de nem ser um árbitro de que gosto muito", analisou o antigo defesa esquerdo das águias.
"Reforços? Os que jogaram [na Supertaça] têm todos muita qualidade. São jogadores que vêm dar uma mais-valia aos diferentes setores. O Dedic, na lateral direita, tem uma forma fantástica de se posicionar no campo, encaixou muito bem e há ali um reforço. Os dois do meio-campo, tanto o Enzo como o Ríos, são jogadores que, à partida, dão consistência ofensiva e defensiva e dão condições para que o treinador do Benfica possa mudar o sistema tático. Espero que o faça, porque tem jogadores com essas características e que ponha a equipa a jogar um futebol mais brilhante e mais produtivo", acrescentou.
"Qualquer treinador do Benfica tem as melhores condições para ser campeão. Apesar de algumas contratações serem, por vezes, um tiro ao lado, penso que o Benfica este ano, com as exibições destes três reforços na Supertaça, mais Obrador e falta agora ver o Ivanovic, vamos ver se o treinador coloca a equipa a jogar com os jogadores que tem e que tire o maior aproveitamento dos jogadores que tem disponíveis", atirou antes de criticar Bruno Lage.
"O problema do Lage é que vai manter o mesmo sistema tático e se calhar não vai aproveitar estes reforços. O Benfica neste momento pode jogar num 4x4x2, porque tem dois homens no meio-campo fortíssimos. Vamos ver se ele tem a capacidade de demonstrar em campo um sistema tático digno do seu futebol", criticou.
"Um treinador está sempre dependente de resultados. E a pressão para ganhar é saudável. Eu penso que o Bruno Lage devia estar feliz pela pressão ser para ganhar em vez de ser para não perder. Agora, se vai aguentar essa pressão, tenho algumas dúvidas. Se não conseguir passar a eliminatória na Liga dos Campeões, é óbvio que ninguém gosta de perder, mas não é motivo para despedir já Bruno Lage", defendeu.
"O objetivo é estar na Liga dos Campeões e o Benfica tem de lá estar e tem condições para isso. Doa a quem doer, o Benfica tem um plantel mais que suficiente para passar essa eliminatória. Senão passar, já se sabe como é a família benfiquista, que é enorme, a pressão aumenta dia após dia", rematou Álvaro Magalhães.
De recordar que o Benfica irá disputar a 3.ª pré-eliminatória de acesso à fase de liga única da Liga dos Campeões já na próxima quarta-feira, onde vai defrontar o Nice, quarto classificado da Ligue 1 da época passada, no reduto dos franceses, antes de os receber no Estádio da Luz, dia 12 de agosto.
Leia Também: Não era só o pneu. Mão 'furada' de Rui Silva entrega Supertaça ao Benfica
Leia Também: 'Loucura'. Benfica 'vingou-se' do Sporting e festejou desta forma
Leia Também: Rui Silva dá uma valente 'ajuda' e Benfica vence Sporting na Supertaça