Salário: plantel resiste até final do ano

O plantel do Freamunde recebeu hoje dois meses pelo fundo de garantia salarial, prometidos pelo Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), e decidiu comparecer ao jogo no domingo, que poderá ser o último no Campeonato de Portugal.

Freamunde

© Global Imagens

Lusa
15/12/2017 17:15 ‧ 15/12/2017 por Lusa

Desporto

Freamunde

O plantel do Freamunde recebeu hoje dois meses pelo fundo de garantia salarial, prometidos pelo Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), e decidiu comparecer ao jogo no domingo, que poderá ser o último no Campeonato de Portugal.

O presidente do SJPF, Joaquim Evangelista, voltou a liderar a comitiva que esteve em Freamunde para pagar aos jogadores, 700 euros correspondentes a dois meses do fundo de garantia salarial das competições não profissionais, e no final do encontro, que contou também com a presença do presidente do clube freamundense, Miguel Pacheco, assegurou a realização do jogo com a Sanjoanense, agendado para domingo.

"Os jogadores não querem ficar associados a este drama que o Freamunde está a viver, muitos deles tomarão individualmente a sua decisão, mas o plantel, no todo, vai a jogo por honrar a profissão, por respeito ao clube e à comunidade local", disse Joaquim Evangelista aos jornalistas.

O líder do SJPF aproveitou o momento para lançar um pedido de ajuda à comunidade freamundense, reiterando que a verba agora entregue aos jogadores permite-lhes "fazer face às despesas imediatas e passar esta quadra com alguma dignidade", mas não resolve o problema.

Os jogadores exigiram o compromisso do presidente do clube e Miguel Pacheco anuiu, repetindo que os esforços da direção vão manter-se até ao final do ano, data que o próprio definiu como o limite.

"Quero agradecer em nome próprio e do clube ao grupo de trabalho pela decisão de ir a jogo, penso que é o melhor a fazer, e pedir-vos desculpas pelo que têm passado e por aquilo que não temos conseguido fazer. O nosso compromisso já existia antes e agora digo-o publicamente: até final do ano, havendo sinais e uma solução, continuaremos. Caso contrário, nós próprios, direção, não sentindo conforto, nem condições para continuar, iremos abdicar e entregar as chaves às entidades competentes da nossa terra, autarquia e junta de freguesia", disse Miguel Pacheco.

O presidente do clube reconheceu que, no contexto atual, "não dá para viver" e admitiu que só a entrada de um investidor poderá viabilizar a continuidade do clube tal como ele existe hoje.

"O clube em si nunca irá acabar, certamente, mas, na conjuntura atual, é totalmente impossível manter o clube profissional ou semiprofissional, como é o caso, sem um investidor. A verba já foi tornada pública, o que está aqui a emperrar as negociações é uma dívida que a anterior administração, da SAD, nos deixou e ronda os 750 mil euros. Aliado a isso, temos o clube ainda, estamos com o Processo Especial de Revitalização (PER) e dificuldades em o cumprir. Está difícil, mas acredito que ainda é possível", concluiu.

O jogo em casa com a Sanjoanense, no domingo, para a 14.ª jornada do Campeonato de Portugal, Série B, será o último de 2017 e poderá mesmo marcar a despedida do Freamunde do atual quadro competitivo, caso não surja uma solução.

Os jogadores são hoje credores de três meses da época anterior e outros três da atual, e vários deles podem rescindir contrato após o jogo com a Sanjoanense, no domingo.

O regresso de Joaquim Evangelista a Freamunde ficou ainda marcado pela entrega por parte do sindicato, na presença de todo o plantel freamundense, de um cheque-oferta no valor de 750 euros a Aurora Campos, funcionária do clube há 46 anos, sem receber desde julho e que, nestes tempos difíceis, tem sido como uma mãe para os jogadores.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Mulher de Pote relata momentos de angústia com as filhas prematuras

Pedro Gonçalves

Mulher de Pote relata momentos de angústia com as filhas prematuras

Liga portuguesa

ClubeJPts
1FC Porto13
2Famalicão13
3Sp. Braga13
4Arouca13
5Gil Vicente13
6Sporting13
7Moreirense13
8Estoril11
9Estrela11
10Benfica00
11Rio Ave00
12Alverca10
13AVS10
14C.D. Nacional10
15Casa Pia10
16Santa Clara10
17Tondela10
18Vitória SC10
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Oliveira "otimista" no regresso ao circuito da sua primeira vitória

Miguel Oliveira

Oliveira "otimista" no regresso ao circuito da sua primeira vitória

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas