Da ressaca do Clássico à imponência europeia

O FC Porto defrontou esta quarta-feira o Monaco, na última jornada da Liga dos Campeões, e goleou em casa por 5-2, garantindo o apuramento para os 'oitavos'.

Notícia

© Reuters

Luís Alexandre
06/12/2017 21:33 ‧ 06/12/2017 por Luís Alexandre

Desporto

Análise

Esta quarta-feira, o FC Porto apresentou-se no Estádio do Dragão com pressão sobre os ombros, a equipa sabia que se perdesse o encontro corria sérios risco de rumar à Liga Europa. Contudo, os azuis e brancos não acusaram o nervosismo e mostraram o seu valor ao Monaco.

O clube da cidade Invicta venceu confortavelmente a turma de Leonardo Jardim por 5-2 e garantiram assim um bilhete para os oitavos de final da Liga dos Campeões.

Dragão não teve medo de cuspir fogo

Os dragões entraram com grande ambição e com a vontade de querer resolver o jogo o mais depressa possível, tentando impedir os monegascos de causar qualquer surpresa aos pupilos de Sérgio Conceição.

A equipa apostou na pressão alta e nas saídas rápidas, tomando vantagem da velocidade de Brahimi e Marega, uma estratégia do treinador do FC Porto que acabou por ‘asfixiar’ o Monaco e impediu que o conjunto visitante mostrasse as suas qualidades.

À passagem do minuto 9, através de um lance de bola parada, Aboubakar aproveitou a desatenção do eixo defensivo do Monaco e subtilmente rematou para o fundo das redes… Estava feito o primeiro da noite.

Depois do remate certeiro abriu-se o livro, os jogadores da casa galvanizaram-se e não tiveram medo de avançar com a bola e jogar no risco, sendo que até Marega arriscou em lances de um para um.

Trinta minutos tinham passado, quando Aboubakar tira outro golo da cartola e amplia a vantagem para 2-0, tento que veio vincar a superiodade que os azuis e brancos iam demonstrando dentro das quatro linhas.

Porém, para dor de cabeça de Sérgio Conceição, Felipe e Ghezzal desentenderam-se numa falta e ambos acabaram expulsos, o que veio abrir espaços nas equipas e fez com que o risco de contra-ataques rápidos aumentasse significativamente.

Apesar do percalço, o FC Porto não abrandou a intensidade e fez o 3-0, através de Brahimi. O remate certeiro foi uma espécie de recompensa pela sua excelente primeira parte - o internacional argelino foi uma figura completamente omnipresente dentro de campo.

Graçinha de monegascos não impediu goleada dos azuis e brancos

No segundo tempo, a história voltou a repetir-se mas a diferença é que o FC Porto entrou um pouco passivo e demorou a olear a máquina… o que provocou um golo do Monaco. Marcano tocou com o braço dentro de área e o árbitro apontou para os 11 metros... que Glik não desaproveitou.

Para evitar um crescimento de confiança da equipa visitante, o relógio mostrava 66 minutos de jogo, Alex Telles bebeu do cálice da inspiração e, sem piedade pelo guarda-redes, ‘fuzilou’ a baliza adversária.

Porém, A película da partida não iria ficar por aqui, Falcao foi chamado a jogo e, aos 78 minutos, reduziu a vantagem para dois golos, com um cabeceamento perfeito. Contudo, o FC Porto ‘queria’ golear em casa e Soares fez as honras, aos 88’.

Os dragões terminam a sua caminhada na fase de grupos da Liga dos Campeões com uma boa imagem. O clube da cidade Invicta venceu três jogos, empatou um e perdeu dois, acabando assim com 10 pontos.

Momento do jogo: O primeiro golo de Aboubakar e o da noite, desencadeou um jogo de sentido único em que os dragões cilindraram o adversário.

___________________________________________________

Onze titular do FC Porto: José Sá; Ricardo, Felipe, Marcano, Alex Telles; Danilo, Herrera, André André, Brahimi; Aboubakar e Marega.

Onze titular do Monaco: Benaglio, Touré, Glik, Jemerson, Kongolo; N’Doram, Meite Ghezzal, Lopes, Diakhaby; Carrillo

 

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Nuno Lobo

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Emmanuel Macron

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas