Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Benfica e FC Porto com tarefa mais dificultada do que o Sporting na Taça

Os 'leões', segundos classificados no escalão principal, terão honras de abertura da ronda, na quinta-feira, ao receberem a equipa famalicense, que ocupa o quinto lugar na II Liga, confronto que começa a assumir-se como um 'clássico moderno' na competição.

Benfica e FC Porto com tarefa mais dificultada do que o Sporting na Taça
Notícias ao Minuto

09:02 - 15/11/17 por Lusa

Desporto Prova

Benfica e FC Porto defrontam equipas da I Liga na quarta eliminatória da Taça de Portugal em futebol, enquanto o rival Sporting mede forças com o 'secundário' Famalicão, mas todos terão a vantagem de jogar em casa.

Os 'leões', segundos classificados no escalão principal, terão honras de abertura da ronda, na quinta-feira, ao receberem a equipa famalicense, que ocupa o quinto lugar na II Liga, confronto que começa a assumir-se como um 'clássico moderno' na competição.

As duas equipas vão encontrar-se pela terceira vez em quatro épocas e se o Sporting goleou o próximo adversário por 4-0 na época 2014/2015, no estádio José Alvalade, sentiu muitas dificuldades para se impor por 1-0 em Vila Nova de Famalicão, na temporada passada.

Enquanto o Sporting apresenta um registo 100% vitorioso nos oito jogos disputados na Taça de Portugal frente ao Famalicão, o histórico de confrontos entre o Benfica e o Vitória de Setúbal, terceiro e 15.º colocados da I Liga, é muito mais equilibrado.

O tetracampeão nacional e recordista de títulos na prova, com 26 troféus conquistados, vai defrontar no sábado pela 21.ª vez a equipa sadina, frente à qual se impôs em 10 ocasiões, perdeu em oito e empatou em duas.

Na última vez que se encontraram, o Benfica saiu derrotado na final de 2005, por 2-1, tendo ainda perdido o jogo decisivo em 1965, por 3-1, apesar de também ter erguido a taça à custa dos setubalenses por duas vezes, em 1962 (3-0) e 1943 (5-1).

O historial entre FC Porto e Portimonense, líder isolado e 11.º posicionados no escalão principal, é menos extenso e completamente favorável aos portuenses, que golearam a equipa algarvia por 13-1, em 1956, e venceram por 2-0, em 1985.

Além dos jogos do Benfica e do FC Porto, a quarta eliminatória da Taça de Portugal vai proporcionar mais dois embates entre primodivisionários: a receção do Rio Ave ao Sporting de Braga e do Vitória de Guimarães ao Feirense.

A prova perdeu todos os representantes dos campeonatos distritais, mas para a próxima ronda há já a certeza de manter duas equipas do terceiro escalão, na sequência dos confrontos entre Vizela e Vilaverdense e entre Praiense e Vilafranquense, todas do Campeonato de Portugal.

Programa da quarta eliminatória da Taça de Portugal:

- Quinta-feira, 16 nov:

Sporting (I) - Famalicão (II)

- Sexta-feira, 17 nov:

FC Porto (I) - Portimonense (I)

- Sábado, 18 nov:

Benfica (I) - Vitória de Setúbal (I)

Rio Ave (I) - Sporting de Braga (I)

- Domingo, 19 nov:

Vitória de Guimarães (I) - Feirense (I)

Santa Clara (II) - Desportivo de Chaves (I)

Académica (II) - Nacional (II)

União de Leiria (CP) - Desportivo das Aves (I)

Moreirense (I) - Felgueiras (CP)

Oliveirense (CP) - Marítimo (I)

Ideal (CP) - Cova da Piedade (II)

União da Madeira (II) - Freamunde (CP)

Caldas (CP) - Arouca (II)

Farense (CP) - Leixões (II)

Vizela (CP) - Vilaverdense (CP)

Praiense (CP) - Vilafranquense (CP)

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório