Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 20º

Do rigor às tecnologias: Os temas que a UEFA vai discutir em Cardiff

Comité Executivo discutirá estratégias para melhorar a credibilidade do futebol europeu.

Do rigor às tecnologias: Os temas que a UEFA vai discutir em Cardiff
Notícias ao Minuto

11:58 - 31/05/17 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Comité

O Comité Executivo da UEFA irá reunir-se, esta quinta-feira, em Cardiff, onde discutirá três grandes pontos tendo em vista a credibilização, não só do organismo, como do futebol europeu.

Aleksander Ceferin irá propor um conjunto de propostas que, na sua maioria, poderão entrar em vigor com efeito imediato, segundo escreve o jornal espanhol Marca.

Maior rigor na escolha de anfitriões de provas europeias

O presidente da UEFA pretende maior rigor na escolha das cidades e países que recebem as finais da Liga dos Campeões e da Liga Europa, assim como as provas continentais de seleções.

Ceferin não quer ver repetidas as dificuldades que tem encontrado na organização da presente Liga dos Campeões, em Cardiff, pelo que passará a exigir melhores infraestruturas aos candidatos.

Liberdade para restringir enganos aos árbitros

O organismo que rege o futebol europeu quer, de uma vez só, acabar com dois problemas intrinsecamente ligados: o comportamento inadequado dos jogadores e as manobras com que muitos destes tentam enganar os árbitros, como é o caso das simulações.

Assim sendo, o plano passa por dar, às Federações de cada país, maior liberdade para encontrarem soluções nesse sentido, à imagem daquela anunciada recentemente pela Federação inglesa, que passará a castigar atletas tendo como base a análise de imagens televisivas.

Em cima da mesa estará uma proposta que visará implementar, a título experimental nas camadas jovens, as expulsões temporárias.

Tecnologia ao serviço do futebol

A final da Liga dos Campeões já contará com o Olho de Falcão, mas a UEFA pretende ir mais longe e discutirá a possibilidade de implementar, em todas as provas europeias, o recurso ao vídeo-árbitro a partir da temporada 2018/19.

Além disso, será discutida a possibilidade das equipas médicas terem acesso imediato às repetições nos bancos de suplentes, através de um tablet, de forma a melhor analisar o possível impacto de cada lesão.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório