Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Presidente do Boavista diz que clima no futebol levou a morte de adepto

O presidente do Boavista, João Loureiro, lamentou hoje a morte de um adepto italiano junto ao Estádio da Luz, considerando que o clima negativo em torno do futebol português levou ao incidente.

Presidente do Boavista diz que clima no futebol levou a morte de adepto
Notícias ao Minuto

18:25 - 22/04/17 por Lusa

Desporto João Loureiro

"Venho, em meu nome pessoal e do Boavista Futebol Clube, enviar os meus sentimentos à família enlutada e ao Sporting", escreveu o dirigente, numa carta aberta publicada no sítio dos 'axadrezados' na Internet, onde chama a atenção "para o clima de agressões verbais, pressão, intimidação e autêntica coação" que levaram, na sua opinião, aos acontecimentos desta madrugada.

Um homem de 41 anos, de nacionalidade italiana, morreu esta noite na sequência de um atropelamento e fuga junto ao Estádio da Luz, segundo a Polícia de Segurança Pública (PSP), que foi chamada ao local depois de alertada para a existência de confrontos.

João Loureiro aponta o dedo aos "representantes diretos e indiretos dos chamados três 'grandes', envolvendo também a cumplicidade e amplificação por parte de comentadores e alguma comunicação social numa espiral que só podia conduzir a este resultado".

O líder dos portuenses, 10.º no campeonato, pede "uma muito série reflexão" ao "país desportivo" acerca da "canibalização do espaço mediático", da "subserviência aos interesses dos grandes clubes" e dos "comportamentos a vários níveis" que estão "a fazer muito mal ao desporto português", para que se possam alterar comportamentos "enquanto ainda é tempo, pois isto já foi longe demais".

"Tenhamos, apesar de tudo, a esperança que este lamentável e trágico acontecimento tenha ao menos o condão de fazer o país desportivo, os seus agentes, e os máximos responsáveis a todos os níveis, acordarem e perceberem que têm de assumir as culpas próprias", comentou o dirigente.

A ocorrência foi já entregue à Polícia Judiciária, que investiga a possibilidade de se ter tratado de um homicídio.

O atropelamento mortal ocorreu ao início da madrugada, na Avenida Machado Santos, junto à rotunda sul do Estádio da Luz, tendo a PSP sido chamada ao local pelas 02:40.

A oficial de serviço do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP disse que as autoridades estão a investigar o atropelamento e fuga sem prestação de socorro, não tendo ainda dados sobre o veículo.

A polícia encontrou no local apenas o corpo da vítima e diz ter "dados contraditórios sobre as preferências clubísticas" do homem italiano encontrado morto.

Segundo o Correio da Manhã, que noticiou a morte, o homem teria ligações ao clube italiano Fiorentina e seria também adepto do Sporting.

De acordo com o jornal, teria estado envolvido em confrontos entre claques rivais, que terão começado com o arremesso de pedras e culminado com o atropelamento e fuga.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório