Quase um ano depois de ter sido adquirido ao Sporting, a troco de uma verba na ordem dos 11 milhões de euros, Ruben Amorim fez, finalmente, aquilo que ainda não tinha conseguido fazer, ao leme do Manchester United, conduzindo a equipa a duas vitórias consecutivas, na Premier League.
Depois de levarem de vencida o Sunderland, em Old Trafford, por 2-0, os red devils surpreenderam tudo e todos, ao derrotarem o Liverpool, o campeão inglês em título, em pleno Anfield, por 1-2, graças aos golos assinados por Bryan Mbeumo e Harry Maguire, aos 2 e 84 minutos, respetivamente, que 'anularam' o de Cody Gakpo, aos 78.
Em declarações prestadas, este domingo, à estação televisiva britânica Sky Sports, Gary Neville, 'lenda viva' do clube, disse acreditar que este resultado pode representar "um ponto de viragem" para o treinador português. Ainda assim, avisou que urge dar continuidade ao mesmo, já no próximo sábado, na receção ao Brighton.
"Eu pensava que, se o Manchester United perdesse, aqui, o que era mais do que provável que acontecesse, quando vi a ficha de jogo, Ruben Amorim chegaria àquele jogo com o Brighton sob uma real pressão, com o Nottingham Forest e o Tottenham ao virar da esquina", começou por afirmar.
"Eles têm uma rampa de lançamento, graças àquilo que fizeram, porque vencer em Anfield é especial, seja em que temporada for. Este é o estádio mais complicado. Eles deveriam estar verdadeiramente orgulhosos, porque é um grande feito, mas têm de dar seguimento a isto. Por isso, é um grande dia para o Manchester United, mas vamos ver, uma vez mais, na noite de sábado, contra o Brighton", prosseguiu.
"Aquilo que não pode acontecer, agora, é chegarmos a este nível exibicional, e, de repente, o Brighton acabar por representar uma quebra. Por isso, o próximo par de semana são cruciais, parece-me, para Ruben Amorim começar a construir algo", completou.
"Ruben Amorim tem de começar a confiar naqueles jogadores"
Gary Neville aproveitou, ainda, a ocasião para lançar um apelo a Ruben Amorim: "Tem de começar a confiar naqueles jogadores. Eu sei que nós falamos sobre confiar em Ruben Amorim e do facto de ele estar sob pressão, e parece que vai ser sempre o caso, com o treinador, mas Ruben Amorim quer ser capaz de confiar nos seus jogadores".
"Eu sei que ele gosta deles, e eu sei que os jogadores gostam dele. Dá para ver isso. Não existem questões ao nível de jogadores perderem o balneário, o que já vemos acontecer no Manchester United, por várias vezes. Não há dúvida de que aqueles jogadores admiram o treinador, gostam dele como pessoa, mas têm de começar a confiar uns nos outros", atirou.
"Confiem no sistema, se forem jogadores, mas também peço a Ruben Amorim que confie que os jogadores conseguem estar à altura, consistentemente. Estou, simplesmente, ansioso pela próxima semana, neste momento. Desfrutem desta noite, porque vencer em Anfield é um dos melhores momentos que podes ter, como jogador do Manchester United, e isso acontece raramente", acrescentou.
"Mas, sinceramente, rapazes, têm de voltar à carga, amanhã de manhã. Têm de 'mudar o chip' e focarem-se, porque o próximo sábado vai dar-vos um pontapé onde não querem, se não estiverem ao vosso melhor. O Brighton é uma boa equipa, por isso, comecem mesmo a focar-se tão arduamente quanto possível", rematou.
Leia Também: É hora de acreditar? Amorim leva United a quebrar jejum em Anfield