Procurar

Já não é só uma 'parede'. Jan Bednarek brilha com novo papel no FC Porto

Jan Bednarek marcou e assistiu na goleada do FC Porto na Taça de Portugal, diante do Celoricense, num início de época em que tem ajudado Diogo Costa a manter a baliza praticamente sempre 'a zeros'.

Já não é só uma 'parede'. Jan Bednarek brilha com novo papel no FC Porto

© FC Porto

Miguel Simões
20/10/2025 06:46 ‧ há 3 horas por Miguel Simões

Com Jan Bednarek, o FC Porto pouco sofre e, agora, até já 'fatura' mais. O apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, construído na goleada frente ao Celoricense (0-4), no passado sábado, trouxe uma nova faceta por parte do defesa-central de 29 anos.

 

Ao nono jogo com a camisola dos dragões, o internacional polaco não só rubricou a sua estreia a marcar, como ainda registou a sua primeira assistência, deixando o mero estatuto de 'parede' para se mostrar como alguém que também é capaz de causar estragos lá na frente.

Logo a abrir o encontro, em Barcelos, Jan Bednarek fez valer a sua altura (1,90 metros) e, na sequência de um pontapé de canto cobrado por Gabri Veiga, deu início à caminho à goleada do FC Porto na prova-rainha portuguesa, com o tento inaugural apontado ao nono minuto.

Mais tarde, o defesa ainda seria o autor da assistência para o segundo de três golos de Samu Aghehowa. Num lance semelhante ao do primeiro golo, saltou mais alto e desviou a bola para o segundo poste, onde apareceu o goleador dos azuis e brancos a fazer, na altura, o 0-3 na eliminatória, aos 71 minutos.

Defesa pouco dado a golos

Há defesas-centrais para todos os gostos. Uns marcam mais, outros sofrem mais. Jan Bednarek nunca foi muito dado a golos, porém, ao longo dos últimos anos, rara é a época em que chega ao fim sem ter festejado uma única vez.

Em 13 épocas como futebolista sénior, o internacional polaco rubricou, no passado sábado, o seu 13.º golo num clube, tratando-se de uma contagem que sobe para os 14 tentos certeiros, se contabilizarmos o único golo apontado ao serviço da sua seleção. Para recordá-lo, é preciso recuar até ao Mundial'2018, quando decidiu o Japão-Polónia (0-1), já sem hipóteses de qualificação para os 'oitavos'.

De resto, Jan Bednarek marcou um golo pelo Lech Poznan, apontou 11 durante as oito temporadas em que esteve no Southampton e já leva um tento certeiro com a camisola do FC Porto. As exceções foram os polacos do Gornik Leczna e os ingleses do Aston Villa. 

Imperial na defesa

Ainda antes do surgimento da veia goleadora, Jan Bednarek já dava que falar no universo do FC Porto, pelos bons motivos, dada a estabilidade defensiva apresentada por Diogo Costa e companhia. Prova disso são os apenas dois golos sofridos ao fim dos primeiros 11 jogos da temporada, nos jogos diante de Sporting (1-2) e Estrela Vermelha (2-1).

Em bom polaco se entendem. Bednarek e Kiwior fecham 'buraco' no FC Porto

Em bom polaco se entendem. Bednarek e Kiwior fecham 'buraco' no FC Porto

Azuis e brancos perderam a série de vitórias consecutivas com o empate de domingo diante do Benfica, mas mantiveram a baliza inviolável. Dragões não sofreram qualquer golo enquanto a dupla composta pelos dois polacos esteve em campo.

Rodrigo Querido | 07:35 - 07/10/2025

O defesa de 29 anos foi sempre titular, e só não é totalista porque Francesco Farioli decidiu substitui-lo, na segunda parte, por três ocasiões, diante de Vitória SC (3-0), Casa Pia (4-0) e Estrela Vermelha (2-1). Ao seu lado, passou a jogar o compatriota Jakub Kiwior e a verdade é que os azuis e brancos ainda não concederam qualquer golo com a dupla em campo.

Imperial a defender e assertivo na hora de atacar, Jan Bednarek posiciona-se como um dos elementos mais importantes do atual plantel do FC Porto, sendo crucial para o equilíbrio que tem reinado na equipa de Farioli, com dez triunfos e um empate (diante do Benfica) numa reta inicial de época amplamente positiva.

Leia Também: 'Um, dois, três, diga lá outra vez'. FC Porto à boleia de Samu na Taça

Leia Também: Em bom polaco se entendem. Bednarek e Kiwior fecham 'buraco' no FC Porto

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si