Procurar

Em bom polaco se entendem. Bednarek e Kiwior fecham 'buraco' no FC Porto

Azuis e brancos perderam a série de vitórias consecutivas com o empate de domingo diante do Benfica, mas mantiveram a baliza inviolável. Dragões não sofreram qualquer golo enquanto a dupla composta pelos dois polacos esteve em campo.

Em bom polaco se entendem. Bednarek e Kiwior fecham 'buraco' no FC Porto

© Getty Images

Rodrigo Querido
07/10/2025 07:35 ‧ há 1 dia por Rodrigo Querido

Desporto

FC Porto

As saídas de Otávio Ataíde e Tiago Djaló no último mercado de transferências de verão, aliadas à reforma do espanhol Iván Marcado, abriram uma cratera no eixo defensivo do FC Porto. Os portistas ficaram praticamente sem centrais disponíveis e tiveram de atacar em força o mercado para suprimir essa falha. E a solução não podia ter sido mais acertada.

 

Contratados este verão, Jan Bednarek e Jakuk Kiwior formam uma dupla de betão no eixo defensivo do FC Porto. Os números são claros: enquanto Bednarek e Kiwior estiveram em campo em simultâneo, os dragões não encaixaram qualquer golo. Em cinco jogos em que os internacionais polacos foram opção no onze de Francesco Farioli, os azuis e brancos não consentiram qualquer tento.

Esta muralha defensiva composta pelos centrais da Polónia começou a dar frutos na vitória por 1-0 diante do Nacional. Seguiu-se novo encontro sem sofrer golos em casa do Rio Ave (0-4) e também na estreia na Liga Europa em casa do Salzburgo (0-1). Mais recentemente, os polacos mantiveram a baliza a zeros na goleada em casa do Arouca (0-4).

Domingo chegou o grande teste para a dupla Bednarek-Kiwior. O Clássico contra o Benfica era o maior teste de fogo para os centrais, sobretudo se tivemos em conta que, na época anterior, o rival encarnado tinha sido o adversário que mais golos marcou ao FC Porto: oito em apenas duas partidas, ambas na I Liga.

Ainda assim, os patrões da defesa portista voltaram a mostrar créditos e as redes do FC Porto voltaram a ficar sem golos. São já 450 minutos em que a dupla polaca está em campo e nos quais os portistas não consentem qualquer tento. Um entendimento acima da média do duo polaco que mantém blindada a baliza à guarda de Diogo Costa.

Farioli monta defesa de betão. FC Porto soma registo impactante na Europa

Farioli monta defesa de betão. FC Porto soma registo impactante na Europa

Ao fim de cinco jornadas, FC Porto conta apenas com um golo sofrido e integra um restrito lote de equipas entre as principais Ligas europeias. Contrariedades no setor defensivo não têm sido problema para Francesco Farioli.

Miguel Simões | 07:11 - 17/09/2025

Elogios do selecionador polaco

Jan Urban, selecionador da Polónia, chamou a dupla do FC Porto para os dois jogos que os polacos têm pela frente neste mês de outubro. O primeiro é um particular contra a Nova Zelândia e um outro será diante da Lituânia, este último que diz respeito à qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026, que se vai realizar no próximo verão nos Estados Unidos da América, Canadá e México.

As boas exibições do ex-Southampton e do ex-Arsenal no FC Porto valeram elogios por parte do selecionador nacional, que não descarta juntá-los no eixo defensivo da Polónia para estes dois encontros.

"Tudo muda muito rapidamente no futebol. Tão rapidamente como a situação de Bednarek e Kiwior mudou. O Kiwior jogava num grande clube, mas desejava ter mais minutos. Numa situação semelhante encontrava-se Janek Bednarek no Southampton. De repente, estão a jogar num clube forte ]FC Porto], jogam muito e, juntos, tudo lhes corre bem. O futebol é assim, por isso não se pode dizer que o onze está fechado", afirmou o selecionador.

Notícias ao Minuto Bednerk e Kiwior também fazem dupla na seleção da Polónia. © Getty Images  

"É sabido que se jogarmos na mesma equipa, conhecemo-nos melhor. Na própria seleção nacional, estes contatos são poucos, pelo que isto só nos pode ajudar", finalizou.

Dragões com apenas dois golos sofridos esta temporada

O Estrela Vermelha tornou-se, na quinta-feira, na segunda equipa a conseguir marcar ao FC Porto esta temporada. Prpic formou dupla com Bednarek diante dos sérvios e Vasilije Kostov aproveitou para desfeitear a baliza à guarda de Diogo Costa.

A primeira equipa a consegui-lo tinha sido o Sporting. No Clássico relativo à quarta jornada do campeonato, autogolo de Nehuén Pérez reduziu a desvantagem os leões. Ainda assim, o FC Porto acabaria por ganhar por 1-2.

Leia Também: Golo tirou feriado no Dragão num FC Porto-Benfica 'alérgico' no ataque

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si