Procurar

Farioli monta defesa de betão. FC Porto soma registo impactante na Europa

Ao fim de cinco jornadas, FC Porto conta apenas com um golo sofrido e integra um restrito lote de equipas entre as principais Ligas europeias. Contrariedades no setor defensivo não têm sido problema para Francesco Farioli.

Farioli monta defesa de betão. FC Porto soma registo impactante na Europa

© Getty Images

Miguel Simões
17/09/2025 07:11 ‧ há 2 semanas por Miguel Simões

Desporto

FC Porto

Desde que chegou ao Dragão, Francesco Farioli só sabe ganhar. O sucesso obtido nos cinco jogos da pré-época ficou 'espelhado' nos cinco primeiros duelos oficiais desde o arranque da temporada, mas nem só de golos marcados se faz o êxito do 'novo' FC Porto.

 

Para triunfar é sempre importante ter um bom registo defensivo e esta 'revolucionária' equipa azul e branca também se destaca nesse prisma, com apenas um golo sofrido ao fim de cinco jornadas - um registo que poucas equipas detêm pela Europa fora.

Recorrendo aos dados das principais oito Ligas europeias (Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha, França, Países Baixos, Portugal e Bélgica), há mais seis equipas contam só um golo consentido, sendo que três delas já jogaram quatro jornadas na Premier League: Arsenal, Tottenham e Crystal Palace. Napoli e AS Roma (três jogos na Serie A) e Feyenoord (quatro rondas na Eredivisie) são os outros clubes.

Há, desde logo, um dado a saltar à vista: o FC Porto apresenta automaticamente uma melhor média de golos sofridos do que as outras seis equipas, atendendo ao facto de já ter disputado uma ou duas jornadas a mais por comparação às restantes defesas de betão. 

FC Porto prepara visita ao Rio Ave com oito regressos e cinco baixas

FC Porto prepara visita ao Rio Ave com oito regressos e cinco baixas

Francesco Farioli já pôde contar com os jogadores internacionais que tiveram direito a folga extra, mas com cinco dores de cabeça que se encontram aos cuidados do corpo médico.

Francisco Amaral Santos | 14:06 - 16/09/2025

Recorde-se que, após três jornadas consecutivas sem sofrer golos, nos triunfos diante de Vitória SC (3-0), Gil Vicente (0-2) e Casa Pia (4-0), a baliza defendida por Diogo Costa deixou de estar 'a zeros' no Clássico em Alvalade, frente ao Sporting, que terminou com um sorriso azul e branco (1-2), no passado dia 30 de agosto. O mais recente duelo aconteceu no passado sábado, no Estádio do Dragão, com um triunfo tangencial na receção ao Nacional (1-0).

Contrariedades não abalam solidez

Apesar do sucesso, o FC Porto tem enfrentado várias contrariedades desde o arranque oficial da temporada, sobretudo na linha defensiva, onde já se lesionaram quatro jogadores. Francisco Moura ausentou-se logo na pré-época e ao boletim clínico ainda foram acrescentados, ao longo do tempo, os nomes de Martim Fernandes, Alberto Costa e Nehuén Pérez.

Quer isto dizer que as laterais foram as zonas mais afetadas, embora o último percalço tenha acontecido no eixo da defesa dos dragões. Já lá na frente, os jogadores afetados, por esta altura, são William Gomes e Luuk de Jong - ambos lesionaram-se após o Clássico em Alvalade, referente à quarta jornada.

O grande intocável é, para já, Jan Bednarek, que até teve a companhia do compatriota (e mais recente reforço) Jakub Kiwior no eixo da defesa, perante um setor defensivo onde também já alinharam Zaidu Sanusi e Dominik Prpic. Gabriel Brás e Pedro Lima espreitam, por esta altura, uma oportunidade na equipa principal.

Independentemente das várias mexidas no setor mais recuado, Francesco Farioli soube sempre como dar a volta a um contexto mais negativo, pelo que nem as dificuldades em repetir uma linha de quatro defesas de um jogo para o outro impediu o FC Porto de chegar à quinta jornada na liderança da I Liga, com 15 pontos em 15 possíveis, sustentados em 12 golos marcados. Apenas o bicampeão Sporting festejou mais vezes, com 15 tentos certeiros.

Leia Também: "O FC Porto abriu-me as portas. Rodrigo Mora é um fora de série"

Leia Também: 'Nehuén' nada fácil para Farioli. FC Porto perde Pérez e força reinvenção

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si