Massimiliano Allegri anunciou, ao final da manhã deste sábado, em conferência de imprensa, que Rafael Leão está recuperado, pelo que deverá regressar aos relvados já no encontro da oitava jornada da Serie A, que irá colocar, frente a frente, AC Milan e Fiorentina, no Stadio Giuseppe Meazza, em San Siro, a partir das 19h45 (hora de Portugal Continental) do próximo domingo.
"Rafael Leão teve uma semana boa e intensa, ao nível dos treinos. Ele precisava de recuperar uma boa condição física, e penso que está pronto para regressar e ser um dos protagonistas. O Rafa tem qualidades importantes, e fico satisfeito pelo facto de ele estar de volta e em boas condições", começou por afirmar o treinador do emblema rossonero.
"Ele tem qualidades técnicas extraordinárias, mas penso que devem deixá-lo jogar e ser ele próprio. Aquilo que conta é uma coisa simples, que é o relvado. É lá dentro que tem de estar à altura. Fala-se muito do Leão. É um rapaz de ouro e está ansioso por jogar bem, mas, infelizmente, a lesão travou-o", prosseguiu.
"Está a encontrar uma condição aceitável, e penso que estará muito bem, daqui em diante. No final da carreira, iremos ver, com tempo, se o Rafa foi um campeão", completou, em declarações reproduzidas pelo portal italiano Tuttomercatoweb.
Lesão condicionou AC Milan... e também Portugal
Rafael Leão viu o azar 'bater-lhe à porta', logo no arranque da presente temporada de 2025/26. No primeiro jogo, perante o Bari, marcou o golo que abriu caminho à vitória (e consequente apuramento para a primeira eliminatória da Taça de Itália), por 2-0, antes de sair, com queixas físicas, logo ao 17.º minuto.
O avançado formado no Sporting foi, posteriormente, diagnosticado com uma lesão muscular, que o afastou dos relvados durante mais de um mês, tendo falhado os jogos com Cremonese (derrota, por 1-2), Lecce (vitórias, por 0-2 e 3-0), Bologna (vitória, por 1-0) e Udinese (vitória, por 0-3), tendo o regresso ocorrido a 28 de setembro, quando entrou para o lugar de Santiago Giménez, aos 69 minutos do triunfo sobre o Napoli, por 2-1.
Pelo meio, viu-se impedido de ajudar Portugal, na dupla jornada de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2026, na qual os homens de Roberto Martínez conseguiram, ainda assim, conquistar duas vitórias, sobre Arménia e Hungria, por 0-5 e 2-3, respetivamente. No passado sábado, foi suplente utilizado, quando a equipa das quinas superou a República da Irlanda, por 1-0, mas, na 'ressaca', foi dispensado.
"A decisão da dispensa do jogador foi tomada pelo selecionador nacional, Roberto Martínez, após ponderação da condição física do jogador que participou, vindo do banco, no Portugal-República da Irlanda", justificou, na altura, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), em forma de comunicado partilhado através das plataformas oficiais.
O jogador de 26 anos de idade regressou, assim, a Itália, e já não participou no empate a duas bolas com a Hungria, que acabou por adiar a festa do apuramento para o Campeonato do Mundo de 2026.
Leia Também: Ibrahimovic fala de Rafael Leão... e Mourinho: "Entra-te na cabeça"