Morten Hjulmand pode ter os 'dias contados', no Sporting, uma vez que, apesar de ambas as partes manterem em vigor um contrato válido até junho de 2028 ('blindado' por uma cláusula de rescisão no valor de 80 milhões de euros), continua a ser alvo de intenso 'assédio' por parte de clubes como Juventus, Manchester City ou Manchester United.
Este sábado, em declarações prestadas ao jornal dinamarquês Tipsbladet, Gianluca di Marzio, jornalista especializado em questões relacionadas com o mercado de transferências, analisou a fundo o futuro imediato do jogador de 26 anos de idade, e concluiu que este está, em grande parte, nas mãos de... Ruben Amorim, que o potenciou, em Alvalade, nas duas últimas temporadas, antes de partir para Old Trafford.
"No que diz respeito ao Manchester United, depende de se Amorim é despedido ou não Amorim adora-o, e a Juventus também está interessada nele. No passado verão, a Juventus não pôde gastar mais de 50 a 60 milhões de euros na posição dele, porque precisava de avançados", começou por afirmar.
"Eles podem voltar, no próximo verão, porque ele está no topo da lista para o meio-campo, juntamente com Éderson, da Atalanta. Não me parece que ele vá durar outra temporada, no Sporting. Tal como [Viktor] Gyokeres, está escrito nas cartas que ele vai mudar-se para um clube de topo, em Itália, ou na Premier League, no verão. É completamente merecido", acrescentou.
'Pacto' entre Hjulmand e Varandas mantém-se para janeiro
Morten Hjulmand, recorde-se, teve em mãos a hipótese de partir rumo à Juventus, no passado mercado de transferências de verão. No entanto, de acordo com relatos oriundos da imprensa desportiva nacional, terá firmado um 'pacto' com o presidente do Sporting, Frederico Varandas, em como não sairia, pelo menos, até ao final da temporada.
Certo é que, desde então, não mais os rumores pararam. O mais recente deu conta da possibilidade de o Manchester United se 'chegar à frente', com uma proposta na ordem dos 60 milhões de euros, para o 'resgatar', já em janeiro, evitando, desta maneira, ter de concorrer com o eterno rival, o Manchester City, que o tem referenciado para o setor mais recuado do meio-campo, fruto das debilidades físicas que continuam a assolar Rodri Hernández.
Sporting já repensa o meio-campo
Não é, no entanto, apenas sobre o futuro próximo de Morten Hjulmand que subsistem dúvidas. Isto porque Hidemasa Morita termina contrato com o Sporting já em junho do próximo ano de 2026, pelo que o clube pode não ter alternativa a não ser vendê-lo, já no mercado de transferências de inverno, para evitar perdê-lo, a 'custo zero'.
Face a este cenário, a direção liderada por Frederico Varandas já terá começado a estudar alternativas para o meio-campo do plantel às ordens de Rui Borges. Um dos nomes que estará em cima da mesa é o de Obed Vargas, jogador de apenas 20 anos de idade cujo vínculo com o Seattle Sounders termina em dezembro, e que, recentemente, representou o México, no Campeonato do Mundo de sub-20.
Leia Também: Obed Vargas é hipótese para reforçar o Sporting já em janeiro