Procurar

Celoricense-FC Porto: Festa da Taça 'arrastada' para Barcelos

Jogo da 3.ª eliminatória ditou receção do clube do Campeonato de Portugal ao FC Porto, mas jogo terá de ocorrer na casa do Gil Vicente. Farioli promete seriedade e foco na vitória, numa tarda em que deve promover mexidas no onze.

Celoricense-FC Porto: Festa da Taça 'arrastada' para Barcelos

© FC Porto

Notícias ao Minuto
18/10/2025 06:06 ‧ há 13 horas por Notícias ao Minuto

Desporto

Antevisão

O FC Porto inicia, este sábado, o percurso na Taça de Portugal, tendo o sorteio ditado uma visita ao CD Celoricense. A equipa de Celorico de Basto, que se encontra no quinto lugar da Série A do Campeonato de Portugal, não tem, porém, as condições necessárias para jogar no Estádio Municipal, e teve de levar o jogo para Barcelos, na casa do Gil Vicente.

 

A festa da Taça perde, assim, um bocadinho de força, mas não deixa de perder o brilho, nomeadamente para aqueles jogadores do Celoricense que vão poder mostrar-se nos grandes palcos e logo diante do atual líder isolado da I Liga. 

Do outro lado, o FC Porto não poderá entrar em facilidades, tal como o treinador Francesco Farioli fez questão de alertar na conferência de imprensa de antevisão à partida da prova rainha. 

Ainda assim, e apesar de frisar o respeito pelo adversário, o técnico portista não deixará de rodar a equipa a pensar no calendário mais apertado. 

Carlos Macedo foi o árbitro nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para ajuizar a partida e contará com Luís Costa e João Macedo como auxiliares, sendo Pedro Alves o quarto árbitro. Estes jogos da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal não contam com VAR. 

O pontapé de saída do jogo entre Celoricense e FC Porto está agendado para as 18h00 deste sábado e poderá acompanhar todas as incidências da partida, em direto e ao pormenor, no Desporto ao Minuto. 

Treinadores em discurso direto

Rafael Soares

Plano para o jogo: "Não vamos jogar da mesma forma como fazemos no campeonato. Não é o nosso objetivo 'estacionar o autocarro', da mesma forma que acredito que não seria o objetivo de Nacional, Arouca, Benfica ou Salzburgo. A qualidade do adversário obriga a baixar as linhas. Mas temos uma estratégia para o jogo, não tão pressionante, e vamos tentar ser competentes dentro do plano."

Importância do jogo: "É sempre diferente, nós tentámos que a preparação seja igual ao que tem sido durante a época. Porém, sabemos o que isto envolve. Nós nunca tivemos tanta envolvência, a nível de redes sociais, comunicação social, mesmo dos adeptos. Isto torna tudo diferente, mas sei que não houve nenhum deslumbramento dos jogadores durante a semana."

Montra para o clube: "Isto é uma montra para todos, jogadores, equipa técnica e clube, penso que é muito merecido. O clube está a ter um crescimento que ninguém esperava. No ano passado, poucos pensavam que o Celoricense subisse de divisão. Ninguém esperava que tivéssemos este arranque e que eliminássemos o Mafra. Vamos sonhar enquanto for possível."

Francesco Farioli

Favoritismo tem de ser comprovado em campo: "Independentemente do que digam, o jogo começa 0-0 e ambas as equipas vão dar tudo, especialmente num jogo único a eliminar, muitos cenários podem mudar. O meu pensamento vai sempre para o pior cenário possível, obviamente que os níveis são diferentes, mas um cartão pode mudar toda uma dinâmica, muitas coisas podem acontecer."

'Aura' do Jamor: "É um destino que foi mencionado muitas vezes pelo seu prestígio e pela aura do lugar. Já lá estive para ver alguns jogos, por isso conheço o sítio, e esperamos que estejamos lá para competir o mais rápido possível, mas a nossa jornada até lá começa amanhã noutro local e temos de estar prontos para isso."

Reforço vai a jogo?: "É uma oportunidade. Ele chegou depois de estar sem contrato, demorou algum tempo para o preparar, especialmente nos últimos dias. Acho que agora está num nível em que pode começar a dar-nos alguma ajuda. Espero que amanhã possa ter alguns minutos e que nos ajude a continuar a movimentar para a frente."

Últimos resultados 

Celoricense: DVVVV

FC Porto: EVVVV

Últimos onzes

Celoricense: Aristides Gomes, Carlos Mendes, Diogo Miguel, Pedro Pinto, João Padi, Diogo Alves, Matchu, Andrezinho, João André, Jhon Rentería, Francisco Martim

FC Porto: Diogo Costa, Alberto Costa, Jakub Kiwior, Jan Bednarek, Francisco Moura, Gabri Veiga, Alan Varela, Victor Froholdt, Pepê, Samu, Borja Sainz

Ausentes

Celoricense: - 

FC Porto: Nehuén Pérez e Luuk de Jong (lesionados)

Leia Também: Luuk de Jong é 'dor de cabeça' por resolver no FC Porto

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si