Tomás Pérez encontrou no Mundial sub-20, que ocorre no Chile, o palco ideal para dar nas vistas, sobretudo para os adeptos do FC Porto, que ainda muito pouco conhecem do atleta, que chegou ao Dragão em janeiro, com contrato até 2029.
Na época passada, sob a liderança de Martín Anselmi, o médio-defensivo argentino, ex-Newell´s Old Boys, desempenhou a função de defesa-central num sistema de três defesas, sendo este a referência pelo meio.
No total, foram oito jogos realizados, seis dos quais na I Liga, com 150 minutos de utilização. Participou ainda na Liga Europa, diante da AS Roma, e no Mundial de Clubes, contra o Palmeiras, liderado pelo luso Abel Ferreira.
Farioli preferiu Pablo Rosario
Com os primeiros seis meses a servirem de adaptação, esperava-se que Tomás Pérez desse um passo em frente com a chegada de Francesco Farioli ao comando técnico. No entanto, tal não aconteceu.
A mudança de sistema tático, 4x3x3, fazia crer que o argentino, de 20 anos, pudesse ser a alternativa a Alan Varela, mas o técnico italiano pediu à direção, presidida por André Villas-Boas, a contratação de Pablo Rosario, com quem trabalhou, recorde-se, nos franceses do Nice, em 2023/24.
Uma vez mais, a vida de Tomás Pérez no Dragão ficou complicada e o jogador foi 'rodar' na equipa B azul e branca, inserida nas dinâmicas da II Liga. Somou três jogos, dois deles com a totalidade dos minutos. Ainda assim, o seu contributo não foi o suficiente para evitar a péssima campanha da equipa orientada por João Brandão, atualmente lanterna-vermelha da prova, com dois pontos conquistados ao fim de sete jornadas.
No dia 13 de setembro, a grave lesão de Nehuén Pérez, no tendão de Aquiles, pareceu indicar mais uma oportunidade para Tomás Pérez como defesa-central, mas a aposta na dupla Jan Bednarek-Jakub Kiwior, com Dominik Prpić na 'sombra', fez com que o camisola 21 fosse 'libertado' para o Mundial sub-20.
A um passo de entrar na história do seu país
Na jovem seleção albiceleste, Tomás Pérez voltou a ser adaptado a função de defesa-central do meio num sistema de três defesas e a resposta não podia ser mais afirmativa. A Argentina não sofreu qualquer golo na fase a eliminar e confirmou, nesta madrugada, a passagem à final da competição.
O jogo decisivo da 24.ª edição do Mundial sub-20, entre Argentina e Marrocos, realiza-se na madrugada de domingo para segunda-feira, pela meia-noite (horário de Portugal Continental), em Santigo do Chile.
O conjunto sul-americano poderá alcançar o sétimo título na prova, tendo vencido em 1979, com Diego Armando Maradona, 1995, 1997, 2001, 2005, com Lionel Messi, e 2007.
Depois do torneio, Tomás Pérez irá regressar ao Centro de Treinos Jorge Costa, no Olival, a tempo de ajudar os dragões a preparar o jogo da Liga Europa, no dia 23, diante dos ingleses do Nottingham Forest, para a terceira jornada.
O FC Porto, refira-se, segue no pelotão da frente, com seis pontos, mais cinco do que o Nottingham Forest, que ainda procura a primeira vitória sob a liderança de Ange Postecoglou.
Leia Também: Luuk de Jong é 'dor de cabeça' por resolver no FC Porto
Leia Também: Alberto Costa confessa: "Era um sonho de criança jogar no FC Porto"