Procurar

'Taça de oportunidades'. Quem será opção no Benfica, Sporting e FC Porto?

Terceira eliminatória da Taça de Portugal arranca sexta-feira e marca a entrada em competição de Benfica, Sporting e FC Porto. Treinadores dos três grandes devem aproveitar a ocasião para dar oportunidades aos menos utilizados.

'Taça de oportunidades'. Quem será opção no Benfica, Sporting e FC Porto?

© Getty Images

Rodrigo Querido
15/10/2025 06:57 ‧ há 3 horas por Rodrigo Querido

A terceira eliminatória da Taça de Portugal está aí à porta. É nesta terceira ronda que entram em ação as equipas do principal escalão do futebol nacional, sendo o Benfica o primeiro dos três grandes a ser testado.

 

A formação orientada por José Mourinho vai medir forças com o Desportivo de Chaves, da II Liga, na sexta-feira, num jogo que tem apito inicial apontado para as 19h30 (horário de Portugal Continental).

Já a tarde/noite de sábado reservam os jogos de FC Porto e Sporting. O conjunto azul e branco visitará o CD Celoricense, do Campeonato de Portugal, a partir das 18 horas ao passo que os bicampeões nacionais vão até à Capital do Móvel para jogar diante do Paços de Ferreira (20h30).

Para este regresso às competições, José Mourinho, Rui Borges e Francesco Farioli deverão dar oportunidades a jogadores que têm tido menor utilização. Vários elementos dos três grandes têm estado ao serviço das respetivas seleções e vão ter poucas sessões de treino durante esta semana, pelo que será natural que alguns dos jovens da formação que ficaram nas respetivas academias possam vir a ter oportunidades na Taça de Portugal.

Tomás Araújo e Schjelderup 'espreitam' oportunidade

Olhemos para o caso do Benfica que é o primeiro a entrar em campo. Ainda que o adversário seja da II Liga e um dos favoritos à subida ao principal escalão do futebol nacional, José Mourinho deve apresentar algumas mexidas no onze inicial em Chaves, em comparação com a equipa que empatou sem golos no Clássico do Dragão diante do FC Porto.

Mourinho com motivos para sorrir. Manu Silva (e não só) volta ao Benfica

Mourinho com motivos para sorrir. Manu Silva (e não só) volta ao Benfica

Após uma longa paragem devido a lesão, Manu Silva foi reintegrado nos treinos e realizou trabalho individual no relvado do Benfica Campus, no Seixal, bem como Georgiy Sudakov, que havia regressado da seleção da Ucrânia com queixas.

Miguel Simões | 16:02 - 14/10/2025

Começando pela baliza, é quase certo que Samuel Soares venha a ser o titular. O jovem guarda-redes, que em 2025/26 esteve em dois jogos da I Liga, já era a opção nas Taças na última temporada com Bruno Lage e deverá voltar a ter esse estatuto na presente época.

Na defesa, Tomás Araújo e Rafael Obrador também deverão receber a oportunidade de ir a jogo desde início em Trás-os-Montes. No caso do espanhol, a tarefa pode não ser assim tão fácil. Samuel Dahl, habitual titular no lado esquerdo da defesa, não esteve ausente nos jogos das seleções, pelo que o sueco pode ter uma palavra a dizer na luta pelo lugar no onze. Na outra ala, Dedic esteve na seleção da Bósnia, pelo que a sorte pode sorrir a Leandro Santos que esteve ao serviço da seleção sub-20.

Mais à frente, no setor intermediário, Diogo Prioste, João Rego ou João Veloso podem ser uma das surpresas em Chaves. Se o primeiro permaneceu no Seixal, os dos últimos foram opção na seleção sub-20. Ainda assim, a dupla contará com mais tempo de treino com José Mourinho nos próximos dias, quando comparado com Richard Ríos e Leandro Barreiro que estiveram fora nos últimos dias.

Na frente de ataque, e com Vangelis Pavlidis, Franjo Ivanovic e Dodi Lukebakio ausentes nas respetivas seleções, Andreas Schjelderup tem alta probabilidade de fazer parte das primeiras opções para o encontro frente ao Chaves. Também Henrique Araújo e Ivan Lima, surpresa no banco de suplentes no Clássico do Dragão, terão uma palavra a dizer.

Virgínia e Diomande podem ir a jogo na Mata Real

Com um plantel a meio gás - 15 internacionais ausentes -, Rui Borges aproveitou a pausa das seleções para dar ritmo competitivo aos poucos atletas que ficaram em Alcochete, mas também par dar oportunidades a jovens da formação leonina.

O jogo-treino no fim de semana contra o Oriental deu algumas luzes sobre o que pode ser o onze do Sporting diante do Paços de Ferreira. João Virgínia esteve na baliza e espreita a oportunidade para voltar à baliza na Taça. O quarteto defensivo foi composto por Ricardo Mangas à direita, Ousmane DiomandeEduardo Quaresma no eixo e Matheus Reis no corredor esquerdo. Se nenhum problema físico acontecer nos próximos dias, esta defesa pode ser repetida no sábado.

No meio-campo, Hidemasa Morita, que foi poupado dos compromissos do Japão, pode ser uma das opções no onze de Rui Borges. O lugar ao lado do nipónico pode ser ocupado por vários nomes. Um deles é Rayan Lucas, recém-chegado do Mundial sub-20, e o outro é Samuel Justo, que espreita a estreia na equipa principal.

No ataque, e em face de várias ausências, Rui Borges poderá ser forçado a apostar em Maxi Araújo, mas também no brasileiro Alisson Santos cuja primeira titularidade com a camisola dos leões deve mesmo acontecer na deslocação a Paços de Ferreira. Rafael Nel, um habitué na equipa B leonina, pode ser a referência atacante na Capital do Móvel.

De sete para nove. Há mais 'miúdos' às ordens de Rui Borges no Sporting

De sete para nove. Há mais 'miúdos' às ordens de Rui Borges no Sporting

Rodrigo Dias e Rayan Lucas juntaram-se a Samuel Justo, Rafael Nel, Paulo Cardoso, Kauã Oliveira, José Silva, Rafael Besugo e Rômulo Junior na chamada à equipa principal do Sporting, na Academia Cristiano Ronaldo.

Miguel Simões | 13:18 - 10/10/2025

Cláudio Ramos pode estrear-se esta temporada

À semelhança de Benfica e Sporting, o FC Porto também tem estado 'a meio gás' a preparar o encontro frente ao Celoricense, a contar para a Taça de Portugal, pelo que Francesco Farioli tem apostado em jovens da formação para colmatar as ausências.

Não será, por isso, de estranhar que o treinador italiano acabe por colocar no onze inicial os jogadores com quem trabalhou nos últimos dias no Olival, até porque terá pela frente um rival de três escalões a baixo.

Na baliza, Cláudio Ramos deverá receber a confiança de Francesco Farioli, ele que foi opção nestes encontros na temporada transata. Ainda assim, não é de descartar a estreia de João Costa de dragão ao peito neste regresso à cidade Invicta.

Quem são os 'miúdos' pedidos por Farioli? FC Porto cresce em toda a linha

Quem são os 'miúdos' pedidos por Farioli? FC Porto cresce em toda a linha

Da baliza ao ataque, Francesco Farioli chamou quatro jovens para os últimos treinos da equipa principal do FC Porto, distribuídos por todos os setores, numa altura em que há 13 jogadores ao serviço das respetivas seleções.

Miguel Simões | 07:21 - 13/10/2025

Na defesa, Pedro Lima e Alberto Costa lutam pelo lugar no lado direito. Ainda assim, e dada a menor exigência no que diz respeito ao adversário, o brasileiro poderá ser a aposta mais provável de Farioli. Dominik Prpić é presença quase certa no eixo defensivo e ao seu lado deve surgir Gabriel Brás, habitual titular na equipa B. O lado esquerdo da defesa deve ser entregue a Francisco Moura.

O meio-campo também deverá contar com alguns 'remendos' em comparação com o que são as habituais opções de Farioli. João Teixeira, que chegou a integrar a comitiva do FC Porto na visita ao reduto do RB Salzburgo, pode ser uma dessas surpresas. A ele podem juntar-se outros jovens como Tiago Silva ou Kauê Rodrigues que treinaram com a equipa principal nos últimos dias.

Na zona mais avançada do terreno de jogo também podem existir surpresas. O francês Yann Karamoh, contratado já depois do fecho de mercado, por estar na condição de jogador livre, pode somar os primeiros minutos de dragão ao peito. Ao gaulês podem juntar-se Ángel Alarcón, que foi titular diante do Estrela Vermelha, e Vonić, goleador da equipa B. 

Uma coisa é certa nestes jogos de Benfica, Sporting e FC Porto. São vários os jovens que vão ter oportunidade de se mostrar aos respetivos treinadores e provar que são alternativas válidas aos habituais titulares.

Leia Também: Farioli prepara Taça com várias ausências e dá 'prémio' ao plantel

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si