A terceira eliminatória da Taça de Portugal está aí à porta. É nesta terceira ronda que entram em ação as equipas do principal escalão do futebol nacional, sendo o Benfica o primeiro dos três grandes a ser testado.
A formação orientada por José Mourinho vai medir forças com o Desportivo de Chaves, da II Liga, na sexta-feira, num jogo que tem apito inicial apontado para as 19h30 (horário de Portugal Continental).
Já a tarde/noite de sábado reservam os jogos de FC Porto e Sporting. O conjunto azul e branco visitará o CD Celoricense, do Campeonato de Portugal, a partir das 18 horas ao passo que os bicampeões nacionais vão até à Capital do Móvel para jogar diante do Paços de Ferreira (20h30).
Para este regresso às competições, José Mourinho, Rui Borges e Francesco Farioli deverão dar oportunidades a jogadores que têm tido menor utilização. Vários elementos dos três grandes têm estado ao serviço das respetivas seleções e vão ter poucas sessões de treino durante esta semana, pelo que será natural que alguns dos jovens da formação que ficaram nas respetivas academias possam vir a ter oportunidades na Taça de Portugal.
Tomás Araújo e Schjelderup 'espreitam' oportunidade
Olhemos para o caso do Benfica que é o primeiro a entrar em campo. Ainda que o adversário seja da II Liga e um dos favoritos à subida ao principal escalão do futebol nacional, José Mourinho deve apresentar algumas mexidas no onze inicial em Chaves, em comparação com a equipa que empatou sem golos no Clássico do Dragão diante do FC Porto.
Começando pela baliza, é quase certo que Samuel Soares venha a ser o titular. O jovem guarda-redes, que em 2025/26 esteve em dois jogos da I Liga, já era a opção nas Taças na última temporada com Bruno Lage e deverá voltar a ter esse estatuto na presente época.
Na defesa, Tomás Araújo e Rafael Obrador também deverão receber a oportunidade de ir a jogo desde início em Trás-os-Montes. No caso do espanhol, a tarefa pode não ser assim tão fácil. Samuel Dahl, habitual titular no lado esquerdo da defesa, não esteve ausente nos jogos das seleções, pelo que o sueco pode ter uma palavra a dizer na luta pelo lugar no onze. Na outra ala, Dedic esteve na seleção da Bósnia, pelo que a sorte pode sorrir a Leandro Santos que esteve ao serviço da seleção sub-20.
Mais à frente, no setor intermediário, Diogo Prioste, João Rego ou João Veloso podem ser uma das surpresas em Chaves. Se o primeiro permaneceu no Seixal, os dos últimos foram opção na seleção sub-20. Ainda assim, a dupla contará com mais tempo de treino com José Mourinho nos próximos dias, quando comparado com Richard Ríos e Leandro Barreiro que estiveram fora nos últimos dias.
Na frente de ataque, e com Vangelis Pavlidis, Franjo Ivanovic e Dodi Lukebakio ausentes nas respetivas seleções, Andreas Schjelderup tem alta probabilidade de fazer parte das primeiras opções para o encontro frente ao Chaves. Também Henrique Araújo e Ivan Lima, surpresa no banco de suplentes no Clássico do Dragão, terão uma palavra a dizer.
Virgínia e Diomande podem ir a jogo na Mata Real
Com um plantel a meio gás - 15 internacionais ausentes -, Rui Borges aproveitou a pausa das seleções para dar ritmo competitivo aos poucos atletas que ficaram em Alcochete, mas também par dar oportunidades a jovens da formação leonina.
O jogo-treino no fim de semana contra o Oriental deu algumas luzes sobre o que pode ser o onze do Sporting diante do Paços de Ferreira. João Virgínia esteve na baliza e espreita a oportunidade para voltar à baliza na Taça. O quarteto defensivo foi composto por Ricardo Mangas à direita, Ousmane Diomande e Eduardo Quaresma no eixo e Matheus Reis no corredor esquerdo. Se nenhum problema físico acontecer nos próximos dias, esta defesa pode ser repetida no sábado.
No meio-campo, Hidemasa Morita, que foi poupado dos compromissos do Japão, pode ser uma das opções no onze de Rui Borges. O lugar ao lado do nipónico pode ser ocupado por vários nomes. Um deles é Rayan Lucas, recém-chegado do Mundial sub-20, e o outro é Samuel Justo, que espreita a estreia na equipa principal.
No ataque, e em face de várias ausências, Rui Borges poderá ser forçado a apostar em Maxi Araújo, mas também no brasileiro Alisson Santos cuja primeira titularidade com a camisola dos leões deve mesmo acontecer na deslocação a Paços de Ferreira. Rafael Nel, um habitué na equipa B leonina, pode ser a referência atacante na Capital do Móvel.
Cláudio Ramos pode estrear-se esta temporada
À semelhança de Benfica e Sporting, o FC Porto também tem estado 'a meio gás' a preparar o encontro frente ao Celoricense, a contar para a Taça de Portugal, pelo que Francesco Farioli tem apostado em jovens da formação para colmatar as ausências.
Não será, por isso, de estranhar que o treinador italiano acabe por colocar no onze inicial os jogadores com quem trabalhou nos últimos dias no Olival, até porque terá pela frente um rival de três escalões a baixo.
Na baliza, Cláudio Ramos deverá receber a confiança de Francesco Farioli, ele que foi opção nestes encontros na temporada transata. Ainda assim, não é de descartar a estreia de João Costa de dragão ao peito neste regresso à cidade Invicta.
Na defesa, Pedro Lima e Alberto Costa lutam pelo lugar no lado direito. Ainda assim, e dada a menor exigência no que diz respeito ao adversário, o brasileiro poderá ser a aposta mais provável de Farioli. Dominik Prpić é presença quase certa no eixo defensivo e ao seu lado deve surgir Gabriel Brás, habitual titular na equipa B. O lado esquerdo da defesa deve ser entregue a Francisco Moura.
O meio-campo também deverá contar com alguns 'remendos' em comparação com o que são as habituais opções de Farioli. João Teixeira, que chegou a integrar a comitiva do FC Porto na visita ao reduto do RB Salzburgo, pode ser uma dessas surpresas. A ele podem juntar-se outros jovens como Tiago Silva ou Kauê Rodrigues que treinaram com a equipa principal nos últimos dias.
Na zona mais avançada do terreno de jogo também podem existir surpresas. O francês Yann Karamoh, contratado já depois do fecho de mercado, por estar na condição de jogador livre, pode somar os primeiros minutos de dragão ao peito. Ao gaulês podem juntar-se Ángel Alarcón, que foi titular diante do Estrela Vermelha, e Vonić, goleador da equipa B.
Uma coisa é certa nestes jogos de Benfica, Sporting e FC Porto. São vários os jovens que vão ter oportunidade de se mostrar aos respetivos treinadores e provar que são alternativas válidas aos habituais titulares.
Leia Também: Farioli prepara Taça com várias ausências e dá 'prémio' ao plantel