O FC Porto continua a fazer a sua preparação para o jogo referente à terceira eliminatória da Taça de Portugal, com um novo treino nesta manhã de terça-feira, voltando a estar bastante desfalcado no que a jogadores nucleares diz respeito.
Diogo Costa (Portugal), Samu (Espanha), Jan Bednarek e Jakub Kiwior (Polónia), Victor Froholdt (Dinamarca), Deniz Gül (Turquia), Zaidu (Nigéria), Eustáquio (Canadá), Pablo Rosario (República Dominicana), Martim Fernandes e Rodrigo Mora (Portugal sub-21), Dominik Prpić (Croácia sub-21) e Tomás Pérez (Argentina sub-20) continuam ausentes ao serviço das respetivas seleções.
Luís Gomes, Tiago Silva, João Teixeira, Kauê Rodrigues e Leonardo Vonić foram os nomes da equipa B dos dragões que voltaram a trabalhar às ordens de Francesco Farioli.
O treinador italiano continua ainda sem poder contar com Nehuén Pérez e Luuk De Jong, que são os dois nomes que constam no boletim clínico dos dragões, mas que já se encontram em regime de tratamento e trabalho de ginásio.
O ex-PSV lesionou-se na última pausa, em setembro, num jogo-treino, e desde então tem estado de fora das opções do FC Porto, mas deverá regressar já neste mês de outubro.
Por seu turno, o defesa argentino enfrenta uma paragem bem mais longa depois de uma grave lesão que o levou para a mesa das operações. No passado dia 14 de setembro, Nehuén foi operado com sucesso depois de confirmada a rotura total do tendão de Aquiles, contraída na véspera no duelo frente ao Nacional e após ter estado apenas cinco minutos em campo. O defesa argentino de 25 anos não deve jogar mais na presente temporada, voltando a ser opção apenas na próxima época.
Ainda importa referir que Francesco Farioli deu um dia de folga ao conjunto azul e branco, que só voltará aos trabalhos na próxima quinta-feira, dia 16 de outubro, já com a comitiva mais preenchida com os regressos dos internacionais.
De recordar que a partida da terceira eliminatória da Taça de Portugal será disputada no próximo sábado, dia 18 de outubro, pelas 18h00, numa visita do FC Porto ao Celoricense, no Estádio Municipal de Barcelos, que será a 'casa' emprestada do conjunto de Celorico de Basto.
Manhã terminou com homenagem a Jorge Costa no Olival
Foi dia de mais uma homenagem do FC Porto a Jorge Costa e esta promete ficar para a eternidade. O centro de estágios do Olival passa, a partir desta terça-feira, a ter o nome do antigo capitão dos azuis e brancos.
Num momento de muita emoção, André Villas-Boas anunciou a mudança ao início desta tarde, num evento em que também estará presente a família no ex-membro da equipa técnica de Francesco Farioli. A equipa técnica da equipa principal, assim como o plantel, esteve presente na cerimónia, que se mostrou muito emocionante para o presidente dos azuis e brancos.
O presidente dos dragões ficou em lágrimas no seu discurso ao lembrar o 'Bicho', onde referiu que Jorge Costa "era um grande homem e um grande companheiro. Quero deixar aqui um abraço, porque o Jorge morreu em agosto, mas deixou-nos um legado impressionante. De carisma, honra e vitórias, uma força da natureza. Um homem excecional. Algo de muito curioso no David que me faz lembrar o pai dele, que é o seu caminhar inconfundível e os cabelos encaracolados. Esteve sempre a meu lado. Às vezes tenho sentimentos divergentes de o ter feito regressar aqui, e de o ter perdido aqui, da forma que foi nos meus braços".
Recorde-se que Jorge Costa morreu a 5 de agosto, depois de sofrer uma paragem cardiorrespiratória no centro de treinos. O mítico central do FC Porto, que vestiu a camisola dos azuis e brancos durante 13 épocas, havia regressado ao clube pela mão de André Villas-Boas, em abril de 2024. Desde então, o FC Porto tem feito as mais diversas homenagens ao eterno 'Bicho', com o Centro de Treinos a ganhar o nome de Jorge Costa.
Leia Também: Está inaugurado o CTFD Jorge Costa (com André Villas-Boas em lágrimas)