A fase de qualificação europeia para o Campeonato do Mundo de 2026 voltou a estar na ordem do dia, esta segunda-feira, sobretudo face à possibilidade de seleções como França e Suíça fazerem a festa do apuramento. No entanto, nada disso aconteceu.
França não foi além de um empate na Islândia (2-2) e, igualmente nas contas do grupo D, a Ucrânia derrotou o Azerbaijão, por 3-1, pelo que o próximo duelo entre franceses e ucranianos poderá ter um forte impacto na luta pela vaga de apuramento direto para o Mundial'2026.
Já nas contas do grupo B, a Suíça não 'desatou o nó' na Eslovénia (0-0) e ainda viu o Kosovo causar uma surpresa, ao vencer na deslocação à Suécia (0-1), tratando-se de algo que animou as contas da discussão dos primeiro e segundo lugares do grupo.
Vale a pena referir que, por esta altura, ainda não há seleções europeias no Mundial do próximo ano, pelo que Portugal poderá ser uma das primeiras, já esta terça-feira, diante da Hungria.
França 'tremeu' e Ucrânia aproveitou
França precisava de sair da Islândia com os três pontos e de ver a Ucrânia 'tropeçar' na receção ao Azerbaijão. Só assim poderia haver festa em território francês. A verdade é que nenhum destes dois cenários se concretizou.
Contra todas as expectativas, Victor Palsson colocou os islandeses na frente do marcador ao minuto 39 e não houve espaço para mais motivos de festejo no primeiro tempo. Embora a seleção gaulesa tenha dado a volta na segunda metade, em apenas cinco minutos, com os golos de Christopher Nkunku (63') e Jean-Philippe Mateta (68'), a Islândia viria a resgatar um ponto com o tento certeiro de Kristian Hlynsson (70') a originar o 2-2 final.
Já em solo ucraniano, Oleksiy Gutsulyak colocou a equipa de Anatoliy Trubin, do Benfica, a vencer em cima do minuto 30, mas o autogolo de Vitali Mykolenko (45+3') possibilitou o empate ao intervalo. Ainda assim, Ruslan Malinovskyi (64') tratou de fazer aquele que seria o 2-1 no encontro.
Contas feitas, França é líder, com dez pontos, à frente de Ucrânia, com sete, precisamente antes do duelo entre ambas as seleções na luta pela vaga de acesso direto. Já a Islândia soma quatro pontos no terceiro posto, à espreita do playoff de qualificação, enquanto o Azerbaijão está praticamente eliminado, com um ponto na última posição.
Suíça deslizou e Suécia quase 'desapareceu'
Um pouco à semelhança das contas do grupo D, a Suíça necessitava de sorrir na visita à Eslovénia e esperar que o Kosovo não vencesse na Suécia para poder carimbar o passaporte rumo ao Mundial'2026. Tal como no outro grupo, nada disto aconteceu.
Na Eslovénia, a persistência da Suíça em busca do golo não gerou qualquer motivo de festejo e o encontro terminaria, assim, exatamente como começou: sem golos.
Já a Suécia, com Gustaf Lagerbielke (Sporting de Braga) e Viktor Gyokeres (Arsenal, ex-Sporting) no onze inicial, foi surpreendida pelo Kosovo, com um decisivo golo de Fisnik Asllani, ao minuto 32, a ditar o 0-1 na partida.
Com estes resultados, a Suíça é líder, com dez pontos, à frente do Kosovo, com sete, enquanto a Eslovénia ocupa o terceiro posto, com três pontos. Por fim, surge a Suécia, com apenas um ponto somado e já a precisar de um 'milagre' para inverter o rumo dos acontecimentos, dado que já só existem mais seis pontos em disputa.
[Notícia atualizada às 21h43]
Leia Também: Loucura na cidade da Praia. Cabo Verde faz história e vai ao Mundial'2026
Leia Também: Dupla do FC Porto ajuda Polónia e há mais seleções a 'cheirar' apuramento
Leia Também: Grécia em maus lençóis. Dinamarca afasta trio de 'portugueses' do Mundial