A fase de qualificação europeia para o Campeonato do Mundo de 2026 prosseguiu 'a todo o gás', este domingo, com mais jogos a decorrer à mesma hora em que se verificou o triunfo da Dinamarca, frente à Grécia (3-1), com destaque para a vitória da Polónia na Lituânia (0-2), no grupo G.
Os polacos deram seguimento ao triunfo diante da Finlândia (3-1) e afastou-se dos nórdicos na luta por um lugar no Mundial'2026, ficando a apenas três pontos dos Países Baixos, na liderança do grupo. Para isso, houve o contributo de Jan Bednarek e Jakub Kiwior, dupla de centrais do FC Porto, no que à solidez defensiva diz respeito.
Quanto aos golos, Sebastian Szymanski foi o primeiro a chegar-se à frente, com o tento inaugural a aparecer ao minuto 15, sem mais alterações a registar até ao intervalo. No arranque do segundo tempo, Robert Lewandowski aproveitou o passe do autor do primeiro golo e tratou de selar o 0-2 final, aos 64 minutos.
Contas feitas, a Polónia soma 13 pontos ao fim de seis jornadas, atrás dos Paíxes Baixos (com 16 em seis jogos), sendo que ambas as seleções seguem à frente de Finlândia (10 em sete encontros), Lituânia (três em sete jornadas) e Malta (dois em seis duelos).
Croácia aproxima-se e Roménia (ainda) sonha
Já noutros campos, a Croácia derrotou Gibraltar, por 3-0, garantindo praticamente o apuramento direto, enquanto a Áustria foi derrotada ao cair do pano na Roménia (1-0), embora se mantenha em boa posição para fazer a festa rumo ao Mundial'2026.
Os croatas, que contaram com o benfiquista Franjo Ivanovic no onze inicial, foram para o intervalo a vencer com um golo de Toni Fruk (30'), antes de um segundo tempo que ainda ficou marcado pelo penálti falhado por Lovro Majer (57'). Nada disso fez tremer a seleção da casa, que chegou ao segundo golo através de Luka Sucic (78'), até que chegou o 3-0 final nos descontos, por intermédio de Martin Erlic (90+6').
Com este resultado, a Croácia praticamente garantiu o apuramento, uma vez que leva 16 pontos em seis jornadas, mais três do que a Chéquia, com 13 em sete duelos, face a uma vantagem clara (15) no saldo de golos por comparação aos checos. Seguem-se Ilhas Faroé (12 em sete jornadas), Montenegro (seis em seis jogos) e Gibraltar, ainda sem pontos.
Já na Roménia, a Áustria 'pecou' ao cair do pano com um golo de Virgil Ghita (90+5'), após passe de Hagi, a ditar a festa dos romenos, que ainda sonham com a presença no Campeonato do Mundo, dado que somam 10 pontos em seis jornadas na terceira posição - atrás da Bósnia e Herzegovina (13 em seis jogos) e da líder Áustria (15 em seis duelos), que até poderá fechar as contas na próxima ronda. Atrás seguem os eliminados Chipre (oito em seis duelos) e São Marino, sem pontos.
[Notícia atualizada às 21h57]
Leia Também: Há mais baixas para Roberto Martínez. Rafael Leão dispensado
Leia Também: Países Baixos 'despedaçam' a Finlândia. Hornicek surpreendido na Chéquia