A tarde deste domingo começou com mais três jogos no apuramento europeu rumo ao Campeonato do Mundo de 2026, que vai decorrer no próximo ano no Canadá, nos Estados Unidos da América e no México. Deste trio de encontros, saíram três vitórias.
Comecemos pela Johan Cruijff Arena, na cidade de Amesterdão. Foi lá que os Países Baixos receberam e venceram a Finlândia, por 4-0, em jogo a contar para a jornada 8 do grupo G de qualificação.
A formação que é orientada por Ronald Koeman foi para o tempo de intervalo a vencer graças aos três golos que foram apontados na primeira metade da mesma, num jogo em que Memphis Depay esteve ligado aos três remates certeiros dos neerlandeses.
O avançado do Corinthians serviu Donyell Malen para o primeiro tento da partida ao minuto 8. Foi dele também a assistência para o desvio certeiro de Virgil van Dijk em cima dos 17 minutos de jogo. Aos 38 minutos, Depay fez ele próprio o gosto ao pé, convertendo com sucesso uma grande penalidade.
O tento da goleada dos Países Baixos surgiu já dentro dos dez minutos finais. Após um trabalho soberbo de Xavi Simons, Cody Gakpo bateu Jesse Joronen e fixou o resultado final em cima dos 84 minutos.
Contas feitas, os Países Baixos lideram o grupo G com 16 pontos, mais seis do que a Polónia que tem um jogo a menos. A Finlândia é terceira também com dez pontos.
Escócia vence e República Checa humilhada
Num outro encontro que foi disputado na tarde deste domingo, a Escócia venceu na receção à Bielorrússia, por 2-1, em encontro válido para a jornada 4 do grupo C deste apuramento.
O primeiro tento da partida que foi disputada no Hampden Park, na cidade de Glasgow, foi apontado por Che Adams aos 15 minutos. O mesmo jogador dos italianos do Torino bisaria à passagem 70, mas o golo foi anulado por mão na bola do avançado escocês. Antes, Evgeniy Malashevich também tinha tido um golo anulado para os bielorrussos (63 minutos).
A equipa da casa acabaria mesmo por fazer o segundo na partida já dentro dos minutos finais, com um remate certeiro de Scott McTominay aos 84 minutos. Os visitantes fizeram o tento de honra através de Gleb Kuchko (90+6').
A Escócia segue, assim, no topo do grupo C com dez pontos, mais três do que a Dinamarca que ainda entra em ação na noite deste domingo diante da Grécia. A Bielorrússia ocupa o último lugar com zero pontos.
Já no grupo L, a favorita República Checa perdeu de forma surpreendente na visita às Ilhas Faroé, por 2-1, em jogo a contar para a oitava jornada deste apuramento.
Com o bracarense Lukas Hornicek sem sair do banco de suplentes, a equipa da casa abriu a contagem aos 67 minutos graças a um remate certeiro de Hanus Sorensen. Adam Karabec empatou para a Chéquia ao minuto 78, mas um tiro de Martin Agnarsson acabou por dar os três pontos à formação da casa.
Contas feitas, e após esta vitória, as Ilhas Faroé colocam-se no terceiro lugar do grupo L com 12 pontos, a um da República Checa que é segunda classificada. Na liderança segue a Croácia com 13 pontos e dois jogos a menos.
Leia Também: Espanha (sem Samu) vence Geórgia. Turquia goleia a Bulgária