O Sporting retoma o calendário no próximo sábado, diante do Paços de Ferreira, em jogo a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, e, até agora, mantêm-se várias dúvidas acerca da condição de física de alguns atletas para este duelo na Capital do Móvel.
Ainda em plena pausa para os compromissos das seleções, os bicampeões nacionais em título, mais propriamente o treinador Rui Borges, receberam mais uma notícia negativa. Gonçalo Inácio, que tinha sido titular diante da República da Irlanda, foi dispensado dos trabalhos da seleção nacional por conta de um traumatismo nos gémeos.
Ainda que não seja uma lesão preocupante, é quase certo que o defesa-central não vai estar presente no duelo contra o Paços de Ferreira. O Sporting retoma os trabalhos apenas na quarta-feira e o português deverá ser poupado por Rui Borges para que possa aparecer a 100 por cento no duelo da Liga dos Campeões contra o Marseille, que vai acontecer no Estádio de Alvalade no próximo dia 22 de outubro.
E como tem sido a restante temporada em termos de lesões?
Gonçalo Inácio não é, para já, o único jogador atualmente entregue ao departamento médico dos verde e brancos. Nuno Santos e Daniel Bragança recuperam de lesões de longa duração. O extremo contraiu uma rotura do tendão rotuliano do joelho direito em outubro do ano passado, ao passo que o médio está na fase final do processo de recuperação a uma rotura total do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo sofrida em fevereiro deste ano.
Apesar do boletim clínico do Sporting contar apenas com três clientes, a verdade é que a enfermaria de Alcochete não tem tido mãos a medir ao longo da presente temporada. Rui Silva e Ousmane Diomande foram os mais recentes jogadores a ficaram disponíveis para o treinador Rui Borges.
O guarda-redes sofreu uma lesão num dedo de uma mão e esteve ausente da baliza por três jogos - Famalicão, Kairat Almaty e Moreirense. Regressou ao onze inicial diante do Estoril. Já Ousmane Diomande sofreu uma lesão muscular na coxa direita frente ao Casa Pia, na primeira jornada do campeonato. Voltou às fichas de jogo diante de Napoli e Sporting de Braga, mas ainda não foi utilizado por Rui Borges.
Outro jogador que esteve ausente por lesão, mas que já regressou à competição é Geny Catamo. O internacional por Moçambique regressou a Alvalade a meio do mês de setembro com pequeno problema muscular contraído ao serviço dos Mambas. Falhou três jogos e voltou a ser opção diante do Estoril.
No arranque do campeonato, Hidemasa Morita e Maxi Araújo também estiveram ausentes dos trabalhos dos verde e brancos. O médio japonês falhou o Clássico com o FC Porto devido a problemas físicos, depois de ter saído a meio da primeira parte na terceira jornada, no triunfo na Madeira sobre o Nacional. Voltou às opções diante do Kairat Almaty.
Quanto a Maxi Araújo, o internacional pelo Uruguai sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda na primeira jornada da I Liga, frente ao Casa Pia. Regressou aos eleitos de Rui Borges na vitória suada em casa do Famalicão. A esta lista tem de ser acrescentado o nome de St. Juste. Despromovido à equipa B, o central está a contas com um problema muscular.
O duelo entre Paços de Ferreira e Sporting, refira-se, está agendado para o próximo sábado, 18 de outubro, com apito inicial aprazado para as 20h15 (horário de Portugal Continental). Rui Borges deve aproveitar a partida para apresentar um onze inicial com jogadores que têm tido menos minutos ao longo da presente temporada desportiva, numa partida que serve de arranque à defesa do título da prova rainha.
Leia Também: Amorim não esquece Hjulmand e United pode 'atacar' já em janeiro