Gonçalo Inácio recebeu, na manhã desta segunda-feira, ordem de dispensa do estágio da seleção nacional. O defesa do Sporting lesionou-se na partida diante da Irlanda, no passado sábado, tendo substituído ao intervalo, e acabou mesmo por ser dispensado dois dias depois, perdendo o duelo com a Hungria, que acontece amanhã.
"O jogador foi dado como inapto para o jogo frente à Hungria pela Direção de Saúde e Performance da FPF", pode ler-se na nota oficial.
Esta é, assim, a terceira dispensa na lista inicial de Roberto Martínez. João Neves foi dispensado ainda antes do jogo com a Irlanda, com Nuno Tavares a ser convocado, ao passo que Rafael Leão também abandonou o estágio na noite de domingo.
As contas de Portugal
Apesar dos revés, Roberto Martínez continua a contar com um plantel vasto em opções e com o apuramento para o Mundial'2026, que se vai realizar, no próximo verão, nos Estados Unidos da América, Canadá e México, na mira.
Amanhã, frente à Hungria, a seleção das quinas até pode já ficar com o passaporte carimbado para o Campeonato do Mundo dependendo de dois resultados: Portugal terá de repetir a receita de setembro e bater a Hungria, ao mesmo tempo que terá de torcer por um empate ou uma derrota da Arménia na visita à Irlanda.
A agenda desta segunda-feira
O estágio da seleção nacional prossegue na Cidade do Futebol, em Oeiras, com a derradeira sessão de trabalho a estar agendada para as 17h00 desta segunda-feira. Uma hora antes, o selecionador Roberto Martínez vai comparecer em conferência de imprensa, contando com a companhia de um jogador, ainda a designar.
O árbitro do encontro
Entretanto, a UEFA anunciou ontem, domingo, que Srdjan Jovanovic é o árbitro eleito para apitar o encontro da quarta jornada da fase europeia de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2026, que irá colocar, frente a frente, Portugal e Hungria.
O juiz de 39 anos de idade irá liderar uma equipa de arbitragem 100% sérvia composta pelos assistentes Uros Stojkovic e Milan Mihajlovic, pelo quarto árbitro Novak Simovic, pelo VAR Momcilo Markovic e pela AVAR Jelena Cvetkovic, num duelo que tem apito inicial agendado para as 19h45 (hora de Portugal Continental) de amanhã no Estádio José Alvalade.
Por esta altura, Portugal mantém um registo 100% vitorioso, com três triunfos em outras tantas jornadas, o que vale a liderança do grupo F. A Hungria segue no segundo posto, com quatro pontos, ao passo que Arménia está no terceiro lugar com três. Na quarta e última posição surge a Irlanda, com apenas um ponto amealhado.
Eis a lista atualizada dos convocados:
Guarda-redes - Diogo Costa (FC Porto), José Sá (Wolverhampton Wanderers), Rui Silva (Sporting CP)
Defesas - Diogo Dalot (Manchester United), Nélson Semedo (Fenerbahçe), Nuno Mendes (PSG), Rúben Dias (Manchester City), António Silva (SL Benfica); Renato Veiga (Villarreal); Nuno Tavares (SS Lazio);
Médios - João Palhinha (Tottenham Hotspurs), Rúben Neves (Al Hilal), Matheus Nunes (Manchester Coty), Vitinha (PSG), Bruno Fernandes (Manchester United), Pedro Gonçalves (Sporting CP), Bernardo Silva (Manchester City);
Avançados - João Félix (Al Nassr), Francisco Trincão (Sporting CP), Francisco Conceição (Juventus), Pedro Neto (Chelsea FC), Gonçalo Ramos (PSG) e Cristiano Ronaldo (Al Nassr).
[Notícia atualizada às 11h05]
Leia Também: Martínez recebe 'dica' antes do Portugal-Hungria: "Tem de ser dominante"