Procurar

Benfica 'esmaga' Sporting no Pavilhão João Rocha e salta para o trono

Num dérbi de basquetebol altamente desnivelado, o Benfica desde cedo começou a 'cavar' uma grande distância para o Sporting e, em pleno Pavilhão João Rocha, houve uma 'barreira' de quase 40 pontos a separar os dois rivais.

Benfica 'esmaga' Sporting no Pavilhão João Rocha e salta para o trono

© SL Benfica

Miguel Simões
12/10/2025 17:03 ‧ há 2 horas por Miguel Simões

Desporto

Basquetebol

O Benfica não teve grandes dificuldades para derrotar o rival Sporting (66-103), este domingo, no Pavilhão João Rocha, a contar para a segunda jornada do campeonato nacional de basquetebol, num dérbi em que os tetracampeões nacionais foram superiores em todos os períodos. A diferença fixou-se nos 37 pontos.

 

Brandon Johns, Francisco Amarante, João Fernandes, Malik Morgan e Swenson foram os cinco titulares a atuar pela equipa de Luís Magalhães, enquanto Norberto Alves apostou num cinco inicial composto por Justice Sueing, Geno Crandall, Dziewa, Romdhane e Mcewen.

É certo que o emblema leonino até entrou no dérbi a vencer, com um triplo, mas rapidamente viu o clube da Luz a empatar na mesma medida e a saltar para a frente do marcador, numa vantagem que foi crescendo gradualmente até ao 17-25 que se registava ao fim do primeiro período.

Se as coisas já estavam más para o Sporting, pior ficaram no segundo quarto. O desnivelado 16-29 que se anotou por essa altura culminou numa clara diferença entre os dois rivais ao intervalo. 33-54 era o resultado.

O conjunto de Alvalade tentou, na medida do possível, corrigir os estragos da primeira metade do encontro, mas nem assim impediu que o Benfica fosse ampliando a vantagem no que restou da partida. No terceiro período, registou-se um 14-18 e, aí, o resultado era de 47-72.

Sporting não fica atrás de FC Porto e Benfica e vence na estreia

Sporting não fica atrás de FC Porto e Benfica e vence na estreia

A turma de basquetebol do Sporting não deu hipóteses na viagem até Guimarães e derrotou com certa facilidade o Vitória SC, com um resultado final de 97-68, alcançando a liderança repartida do campeonato.

Davide Rodrigues Araújo | 17:09 - 05/10/2025

Já no derradeiro quarto do dérbi, o Benfica teve tempo para chegar aos três dígitos e precisou de um 19-31 para chegar ao 66-103 final, com uns (raros) 37 pontos de diferença, numa partida em que o norte-americano Geno Crandall foi o melhor marcador, com 17 pontos.

Eis as contas da jornada

A segunda ronda do campeonato arrancou, este sábado, com destaque para a derrota do FC Porto aos pés da Oliveirense (104-93), num dia em que a Ovarense bateu o Vasco da Gama (83-75), o Imortal venceu o Vitória SC (84-81), o Esgueira derrotou o Galitos (102-92) e o Sporting de Braga perdeu na receção ao CA Queluz (58-66) - tudo isto antes do dérbi deste domingo.

Desta forma, o Benfica partilha a liderança com Ovarense e Imortal, com quatro pontos em quatro possíveis, imediatamente à frente de Sporting, FC Porto, Oliveirense, CA Queluz e Esgueira - todos eles com três. Já o Vitória SC e o Vasco da Gama seguem com dois jogos, ao fim de duas derrotas. No fundo da classificação, surgem Sporting de Braga e Galitos, com um ponto cada, tratando-se de duas equipas que não disputaram a primeira jornada entre si e têm, por isso, uma jornada em atraso.

Leia Também: Sporting não fica atrás de FC Porto e Benfica e vence na estreia

Leia Também: Sporting prolonga ano 'anormal' e vence Benfica na Supertaça de voleibol

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si