O Sporting confirmou, este sábado, a tendência que já tinha começado na época passada e derrotou o eterno rival Benfica, por 3-1, para conquistar a Supertaça de voleibol masculino.
Depois de ter surpreendido tudo e todos com o triunfo no campeonato, que marcou o fim da hegemonia do Benfica na modalidade, a turma de Alvalade prolongou o ano 'anormal' com nova vitória diante do eterno rival, desta feita em Loulé, repetindo a conquista da temporada transata na mesma prova.
Os campeões nacionais deram, assim, continuidade ao domínio que apresentaram na última temporada, quando venceram três dos quatro troféus em disputa: o campeonato nacional, derrotando as águias que tinham vencido nos cinco anos anteriores, a Taça Ibérica e a Supertaça de 2024.
É NOSSSAAAA!!! 🤩
— Sporting CP (@SportingCP) October 11, 2025
O #VoleibolSCP vence o dérbi por 3-1 e conquista a Supertaça Bravo, Leões!!! pic.twitter.com/f6KDfIStwx
A jogar no no Pavilhão Municipal Professor Joaquim Vairinhos, na cidade algarvia de Loulé, a turma leonina entrou melhor na partida. A formação orientada por João Coelho teve de se superar e venceu o primeiro set por 25-23.
O segundo set não teve praticamente história. O Sporting dominou por completo o Benfica e colocou-se a vencer por 2-0 no conjunto da partida, fruto de um trunfo por 25-17 no segundo set. O Benfica relançou-se na discussão pelo resultado final com uma vitória no terceiro set por 24-26. Seguiu-se um quarto set que podia ou não terminar com um vencedor.
Num set equilibrado do primeiro ao último ponto, o campeão em título Sporting acabou por se superiorizar para assegurar a vitória a sul do país (25-23).
Esta é a quinta Supertaça masculina de voleibol ganha pelo Sporting, depois das que foram ganharam em 1990/91, 1991/92, 1992/93 e 2024/25. Por seu turno, o Benfica continua a liderar o palmarés, com 11 títulos na Supertaça.
Versão feminina foi para o Pavilhão da Luz
No caso do escalão feminino, o Benfica conquistou, no passado dia 4 de outubro, a segunda Supertaça feminina de voleibol do seu historial, ao vencer por 3-0 o rival Sporting, num encontro disputado no Pavilhão Municipal de Estremoz, em Évora.
As águias assumiram desde cedo o controlo das incidências e embalaram para um triunfo, capaz de revalidar as faixas da Supertaça também conquistada em 2024.
Sem conceder qualquer tipo de hipótese à formação leonina nos primeiros cinco ensaios, as águias deixaram cair a produção com a chegada do fim do primeiro set, mas acabaram por vencer por 25-21.
No set seguinte, a vantagem até começou por ser do Sporting, mas rapidamente o Benfica deu a volta ao texto. Do 6-6 para a frente, a turma encarnada partiu para uma vitória no parcial mais tranquilo do jogo: 25-14.
A precisar de contrariar a hegemonia demonstrada pelo Benfica para ainda pensar em vencer a Supertaça de voleibol feminino, o Sporting foi incapaz de contrariar a superioridade das rivais e as campeãs nacionais arrecadaram nova vantagem final traduzida no 25-18. Foi o segundo troféu das águias nesta competição.
O Castêlo da Maia continua a ser o recordista de troféus, com seis, à frente de Leixões (cinco), da extinta AJM/FC Porto (quatro) e do Boavista (três). Já o Benfica igualou o Estrelas da Avenida, ambos com dois, deixando o Atlético VC Famalicão e o Porto Vólei com um.
Leia Também: Benfica conquista Supertaça feminina de voleibol pela segunda vez