Procurar

Sporting não fica atrás de FC Porto e Benfica e vence na estreia

A turma de basquetebol do Sporting não deu hipóteses na viagem até Guimarães e derrotou com certa facilidade o Vitória SC, com um resultado final de 97-68, alcançando a liderança repartida do campeonato.

Sporting não fica atrás de FC Porto e Benfica e vence na estreia

© Sporting

Davide Rodrigues Araújo
05/10/2025 17:09 ‧ há 1 dia por Davide Rodrigues Araújo

Desporto

Basquetebol

O Sporting visitou esta tarde de domingo o pavilhão do Vitória SC, em Guimarães, na jornada inaugural da partida da Liga Portuguesa de Basquetebol, com um resultado final a ser extremamente favorável aos leões, que venceram por 97-68, perdendo apenas um dos períodos do jogo.

 

O encontro mostrou para o que o Sporting vai tentar fazer nesta temporada, depois de não vencer os últimos quatro títulos, que foram conquistados pelo eterno rival Benfica, pelo que pretendem chegar mais longe do que na época passada, onde ficaram pelas meias-finais.

Destaque para a exibição de Francisco Amarante, que foi, de longe, o melhor marcador do jogo, com uns impressionantes 27 pontos, acumulados com seis ressaltos e quatro assistências durante menos de 25 minutos disputados.

A entrada de rompante do Sporting revelou que o jogo seria de sentido único, com um parcial de 20-8 nos primeiros 10 minutos da partida. Os vitorianos ainda venceram o segundo parcial, mas nunca mais se voltaram a encontram ofensivamente, marcando apenas 33 pontos ao longo da segunda metade do jogo, enquanto os leões alcançavam um total de 56.

Com esta vitória, o Sporting alcança o FC Porto e o Benfica na liderança repartida do campeonato nacional, que também tem Ovarense e Imortal com vitórias, ficando apenas a faltar conhecer o resultado do encontro entre os estreantes Sporting de Braga e o Galitos Barreiro, que foi adiado devido a complicações de inscrição de estrangeiros por parte dos bracarenses.

Liga começou com finalistas a vencer

O campeonato de basquetebol português começou este sábado uma nova temporada. Nesta jornada inaugural, o tetracampeão em título Benfica não deu hipóteses frente à Oliveirense, vencendo por 89-76 no Pavilhão Fidelidade, enquanto que o FC Porto dizimou o recém-promovido Vasco da Gama, que subiu na temporada passada ao escalão máximo da modalidade.

Num jogo que se esperava mais equilibrado, a equipa das águias começou muito melhor com uma vantagem de cinco pontos no primeiro período, mas só foi a vencer por uma margem de dois pontos ao intervalo, depois de um parcial da Oliveirense de 19-16.

Com um resultado ao intervalo de 38-36, a turma comandada por Norberto Alves descolou no marcador com uns impressionantes 30-16 no terceiro período da partida, aumentando a vantagem de dois para 16 pontos no espaço de apenas 10 minutos.

A Oliveirense ainda conseguiu vencer o último parcial, mas por apenas 24-21, não tendo qualquer implicação no resultado final do encontro, que terminou com a vitória dos tetracampeões em título na jornada inaugural de uma competição na qual sonham com o pentacampeonato.

FC Porto também terá uma palavra a dizer esta época

O finalista da temporada passada começou a nova temporada 2025/26 com um jogo sempre traiçoeiro no Dragão Caixa, a casa do FC Porto, frente ao Vasco da Gama, uma das equipas recém-promovidas ao escalão máximo da modalidade em Portugal.

No entanto, os dragões não deram possibilidades para surpresas, dominando a primeira parte por completo, com uma vantagem nunca inferior a oito pontos nos dois períodos iniciais, com o parcial ao intervalo a ser de 52-27. Ainda assim, houve abertura para os visitantes vencerem os dois últimos períodos, ainda que não fizesse mossa no resultado final de 95-73.

Leia Também: Tetracampeão Benfica começa em força. FC Porto derrota recém-promovido

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si