O campeonato de basquetebol português começou este sábado uma nova temporada. Nesta jornada inaugural, o tetracampeão em título Benfica não deu hipóteses frente à Oliveirense, vencendo por 89-76 no Pavilhão Fidelidade, enquanto que o FC Porto dizimou o recém-promovido Vasco da Gama, que subiu na temporada passada ao escalão máximo da modalidade.
Num jogo que se esperava mais equilibrado, a equipa das águias começou muito melhor com uma vantagem de cinco pontos no primeiro período, mas só foi a vencer por uma margem de dois pontos ao intervalo, depois de um parcial da Oliveirense de 19-16.
Com um resultado ao intervalo de 38-36, a turma comandada por Norberto Alves descolou no marcador com uns impressionantes 30-16 no terceiro período da partida, aumentando a vantagem de dois para 16 pontos no espaço de apenas 10 minutos.
A Oliveirense ainda conseguiu vencer o último parcial, mas por apenas 24-21, não tendo qualquer implicação no resultado final do encontro, que terminou com a vitória dos tetracampeões em título na jornada inaugural de uma competição na qual sonham com o pentacampeonato.
FC Porto terá uma palavra a dizer esta época
O finalista da temporada passada começou a nova temporada 2025/26 com um jogo sempre traiçoeiro no Dragão Caixa, a casa do FC Porto, frente ao Vasco da Gama, uma das equipas recém-promovidas ao escalão máximo da modalidade em Portugal.
No entanto, os dragões não deram possibilidades para surpresas, dominando a primeira parte por completo, com uma vantagem nunca inferior a oito pontos nos dois períodos iniciais, com o parcial ao intervalo a ser de 52-27.
Esta vantagem de 25 pontos permitiu com que o técnico azul e branco pudesse fazer uma gestão mais aprofundada dos jogadores na segunda metade da partida, que até terminou com vitórias para os visitantes no terceiro e quarto períodos, ainda que essas vitórias sejam morais, dado que o resultado final foi de 95-73, com uma vantagem de 22 pontos no final do encontro.
Sporting só joga amanhã
O outro dos três 'grandes' na modalidade coletiva só entrará em ação no dia de amanhã, domingo, onde visitará a cidade de Guimarães para defrontar o Vitória SC. O Sporting ficou pelas meias finais da prova nacional na passada temporada, pelo que tentará chegar mais longe em 2025/26, onde será uma das frentes de oposição ao pentacampeonato do Benfica, assim como o FC Porto.
Leia Também: Reviravolta épica mantém FC Porto na luta pela Liga dos Campeões