O sonho do FC Porto em disputar a Liga dos Campeões de basquetebol pela primeira vez na história mantém-se bem vivo, graças ao triunfo conquistado, ao início da tarde deste sábado, na deslocação à cidade búlgara de Samokov, perante o Falco Szombathely, por 79-83.
A formação orientada por Fernando Sá assinou uma pré-temporada 'para esquecer', na qual somou quatro desaires ao cabo de tantos outros jogos, diante dos espanhóis do CB Breogán (por 104-82), do Obradoiro CAB (por 87-84) e do Básquet Coruña (por 96-92 e 79-86. No arranque dos jogos 'a doer', a expetativa era dar a volta.. e concretizou-se.
Os dragões terminaram o primeiro período com uma desvantagem de oito pontos, e o segundo com uma de 15. Após o intervalo, conseguiram reduzir distâncias, e, no derradeiro quarto, conseguiram mesmo dar por concluída uma 'remontada' épica, que os apura para as meias finais.
A principal figura acabou por ser Javian Davis-Fleming, norte-americano que alinha com a camisola azul e branca, e que somou um total de 25 pontos. O seu principal 'aliado' foi o compatriota Jhonathan Dunn, que alcançou os 20 pontos.
Do outro lado da 'barricada', o mais inconformado revelou-se o britânico Jubrile Belo, que chegou aos 15 pontos, seguido do búlgaro Zoltan Perl e do polaco Szymon Wojcik, que registaram 14 pontos cada um, neste desafio.
Agora, os dragões preparam-se para medir forças, na segunda-feira, com o vencedor do embate que irá colocar, frente a frente, os suíços do Fribourg Olympic e os franceses do Élan Chalon, na Arena SamElyon, já pelas 14h30 (hora de Portugal Continental) deste sábado.
Na disputa pelo apuramento encontram-se, ainda, os espanhóis do UCAM Murcia, os polacos do Start Lublin (que se defrontam, também, nos quartos de final), os finlandeses do Kauhajoki Karhu e os lituanos do KK Juventus (adversários na outra eliminatória).
Benfica está à espera
No Grupo II do Torneio de Qualificação da Liga dos Campeões de basquetebol, a ação encontra-se numa fase mais prolongada, visto que, nas meias finais, irão defrontar-se os gregos do PAOK e os turcos do Bursaspor (que deixaram para trás, respetivamente, os montenegrinos do Studentski Centar e os alemães do Lowen Braunschweig), e os italianos do Pallacanestro Reggiana e os belgas do Antwerp Giants (que afastaram, respetivamente, os macedónios do KK Pelister e os romenos do CSM Oradea).
Finalmente, no Grupo I, os quartos de final só irão arrancar no domingo, com duelos entre os eslovacos do Patrioti Levice e os cipriotas do AEK Larnaca, os estónios do KK Kalev/Cramo e os búlgaros do Rilski Sportist, os dinamarqueses do Bakken Bears e os georgianos do BC Kutaisi, e os neerlandeses do Heroes Den Bosch e os kosovares do KB Trepça.
Quem já tem o lugar garantido na fase final é o Benfica, na qualidade de campeão nacional, e já sabe mesmo que irá partilhar o Grupo H com os espanhóis do CB Gran Canaria, os franceses do Le Mans Basket e os sérvios do Spartak Subotica.
Leia Também: Seleção portuguesa de basquetebol sobe nove lugares no ranking FIBA