Portugal volta a entrar em campo, este sábado, na luta pelo acesso ao Campeonato do Mundo de 2026, sendo que, para o duelo frente à República da Irlanda, no Estádio de Alvalade, Roberto Martínez precisou de encurtar ligeiramente a sua lista de convocados, retirando não só João Félix, como ainda Nuno Tavares.
O colega de Cristiano Ronaldo no Al Nassr está a contas com uma mialgia e, no treino desta sexta-feira, já havia estado fora das opções do selecionador nacional, cumprindo apenas trabalho de ginásio às portas do encontro referente à terceira jornada do grupo F da fase de qualificação via UEFA para o Mundial'2026.
Para além do ex-Benfica, Nuno Tavares, que houvera rendido João Neves na convocatória, na passada segunda-feira, também ficou de fora da lista final de 23 jogadores na ficha de jogo, disponibilizada no site da UEFA na manhã deste sábado.
Recorde-se que, na conferência de antevisão desta sexta-feira, Roberto Martínez já havia tecido elogios ao trabalho desenvolvido por João Félix na seleção nacional, destacando as melhorias desde que se mudou para o Al Nassr, às ordens de Jorge Jesus, na Arábia Saudita.
"O João é um jogador de topo. Nos últimos anos tentou encontrar o seu espaço. Estamos felizes. Sabemos o que pode dar à equipa, está mais confiante. Consegui ver isso nos últimos dois jogos, o que deu ao jogo", começou por dizer sobre o tema.
"Não é só Cristiano Ronaldo e João Félix, temos o João Cancelo e o Rúben Neves lá também, Mas vemos os jogadores muito felizes, chegam muito felizes à seleção com a sua vida na Arábia Saudita e com o projeto, que acho que é mesmo real. Mas pressão não. O Félix acabou por conseguir ganhar mais minutos e tem estado a um bom nível com a nova responsabilidade no Al Nassr. Para nós, o que importa é que os jogadores estejam bem e com um bom ritmo", vincou de seguida.
Lista final de convocados:
Guarda-redes: Diogo Costa, José Sá e Rui Silva.
Defesas: Nélson Semedo, António Silva, Rúben Dias, Renato Veiga, Gonçalo Inácio, Nuno Mendes e Diogo Dalot.
Médios: João Palhinha, Matheus Nunes, Rúben Neves, Vitinha, Pedro Gonçalves, Bruno Fernandes e Bernardo Silva.
Avançados: Francisco Conceição, Pedro Neto, Rafael Leão, Francisco Trincão, Gonçalo Ramos e Cristiano Ronaldo.
[Notícia atualizada às 10h41]
Leia Também: Portugal-República da Irlanda: Regresso a casa com um sonho no horizonte
Leia Também: Sem Félix? Eis o onze provável de Portugal frente à República da Irlanda
Leia Também: Irlanda é traiçoeira para Portugal. Que o digam Fernando Santos... e Pepe