Procurar

'Estica' ou não? Há uma 'ameaça' na renovação de Diogo Costa com FC Porto

Onze do FC Porto é composto maioritariamente por jogadores com contratos de longa duração, faltando apenas Diogo Costa 'esticar' a ligação com os dragões. Ainda assim, valor da cláusula de rescisão poderá baixar com o novo acordo.

'Estica' ou não? Há uma 'ameaça' na renovação de Diogo Costa com FC Porto

© Getty Images

Notícias ao Minuto
10/10/2025 08:12 ‧ há 5 horas por Notícias ao Minuto

Desporto

I Liga

Afirmando-se como um dos maiores ativos do FC Porto, Diogo Costa poderá estar prestes a selar um novo contrato com o seu clube do coração, embora o jornal O Jogo coloque em cima da mesa, através da sua edição impressa desta sexta-feira, uma espécie de 'ameaça' no processo de renovação.

 

Tal como já havia sido avançado há sensivelmente um mês, o internacional português já terá em cima da mesa uma nova proposta válida até junho de 2030, com uma nuance que poderá fazer toda a diferença no processo: o salário.

Caso o guarda-redes de 25 anos aceite a oferta, tornar-se-á um dos atletas mais bem pagos do plantel azul e branco, naquele que é um claro sinal de confiança por parte da SAD, de modo a manter-se como um dos principais líderes no balneário do conjunto orientado por Francesco Farioli, numa altura em que já só falta a renovação de Diogo Costa para selar o núcleo de jogadores do onze inicial com contratos de longa duração, sobretudo entre 2029 e 2030.

No entanto, a cláusula de rescisão, atualmente fixada nos 75 milhões de euros, poderá sofrer uma queda para a casa dos 60 ou 65 milhões de euros. De acordo com a mesma publicação, nada disso parece ser um entrave para que a direção encabeçada por André Villas-Boas possa formalizar o acordo final nesses termos com o guarda-redes que já foi associado ao Galatasaray.

Direção do FC Porto pede explicações ao Galatasaray por Diogo Costa

Direção do FC Porto pede explicações ao Galatasaray por Diogo Costa

Treinador do clube turco falou sobre o interesse no guardião português e garantiu que o FC Porto pedia 45 milhões de euros. André Villas-Boas enviou carta à direção do Galatasaray a manifestar desagrado.

Francisco Amaral Santos | 10:02 - 08/09/2025

Há vontade de Diogo Costa

Não é preciso recuar muito para recordar as mais recentes declarações de Diogo Costa a propósito do tema, uma vez que, na conferência de antevisão ao RB Salzburgo-FC Porto (0-1), o internacional português já havia admitido a sua vontade em continuar de dragão ao peito.

"Não escondo que disse isso e que é plena verdade. Seria o homem mais feliz do mundo [se houver renovação]. Está a ser falado, mas todos sabem o meu amor pelo clube. Já lá vão 15 anos nesta casa... Por si só, sabem o que podem esperar de mim. Está a ser tratado e falado com as pessoas com que se tem de falar", começou por fafirmar no passado dia 24 de setembro.

"A responsabilidade faz sempre parte, sendo capitão ou não. Sendo capitão claro que tem sempre um peso extra. Tenho de reintegrar os jogadores à nossa cultura, à cultura 'à FC Porto'. Já sabem como sou e espero que possamos ganhar. Isso é o mais importante", acrescentou, na altura.

Diogo Costa disponível para renovar:

Diogo Costa disponível para renovar: "Seria o homem mais feliz do mundo"

Diogo Costa não esconde o "amor" que tem pelo FC Porto, clube com o qual tem contrato válido até ao final da próxima temporada. Já quanto ao estatuto de favorito na Liga Europa, avisa que é melhor pensar "dia a dia".

Carlos Pereira Fernandes | 19:42 - 24/09/2025

Recorde-se que Diogo Costa tem feito praticamente toda a carreira ao serviço do FC Porto, clube ao qual chegou em 2011/12, sendo que a sua estreia pela equipa principal só aconteceu na época 2019/20, às ordens de Sérgio Conceição. O guardião luso não tardou em afirmar-se entre os postes da baliza dos dragões e, recentemente, atingiu a marca de 200 jogos com a camisola do clube da cidade Invicta, enquanto sénior.

Esta época, foi titular nas dez partidas oficiais disputadas ao serviço dos dragões, que culminaram em nove triunfos e um empate, com apenas dois golos sofridos. À dezena de jogos, acrescentam-se ainda os dois encontros (e também triunfos) pela seleção nacional na fase de qualificação via UEFA para o Mundial'2026.

Leia Também: Diogo Costa disponível para renovar: "Seria o homem mais feliz do mundo"

Leia Também: Rui Costa ataca Villas-Boas e alimenta 'guerra' após FC Porto-Benfica

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si