Diogo Costa quebrou, esta quarta-feira, o silêncio a propósito da possibilidade de vir a renovar contrato com o FC Porto, numa altura em que o contrato que une ambas as partes está, sensivelmente, a ano e meio de terminar.
Na tradicional conferência de imprensa de antevisão ao encontro da jornada inaugural da Liga Europa, perante o Salzburgo, na Red Bull Arena (onde se sentou ao lado do treinador, o italiano Francesco Farioli), o internacional português não escondeu que as negociações já estão, inclusive, a decorrer entre as partes envolvidas.
"Não escondo que disse isso e que é plena verdade. Seria o homem mais feliz do mundo [se houver renovação]. Está a ser falado, mas todos sabem o meu amor pelo clube. Já lá vão 15 anos nesta casa... Por si só, sabem o que podem esperar de mim. Está a ser tratado e falado com as pessoas com que se tem de falar", afirmou.
"A responsabilidade faz sempre parte, sendo capitão ou não. Sendo capitão claro que tem sempre um peso extra. Tenho de reintegrar os jogadores à nossa cultura, à cultura 'à FC Porto'. Já sabem como sou e espero que possamos ganhar. Isso é o mais importante", acrescentou.
O Salzburgo-FC Porto, recorde-se, está agendado para as 20h00 (hora de Portugal Continental) de quinta-feira, e será ajuizado por Vassilis Fotias, que irá liderar uma equipa de arbitragem 100% grega, composta pelos assistentes, Andreas Meintanas e Michail Papadakis, pelo quarto árbitro, Alexandros Tsakalidis, pelo VAR, Angelos Evangelou, e, finalmente, pelo AVAR, Soren Torks.
"Favoritos na Liga Europa? Não é tema de conversa"
Confrontado pelos jornalistas quanto ao facto de o FC Porto estar a ser apontado como um dos principais favoritos a conquistar a Liga Europa, dado o legado que tem nas competições internacionais, o guarda-redes de 26 anos de idade preferiu, no entanto, 'chutar para canto'.
"Acho que da minha parte e dos meus colegas não é algo que é falado. Não é tema de conversa, mas o que interessa é darmos o nosso melhor a cada dia. Temos de ver dia a dia e, acima de tudo, trabalhar bem para que esta fase boa continue porque essa é a fase mais difícil", apontou.
"O chip passa sempre pelo nosso esforço e pelo nosso trabalho todos os dias. Muda sempre o modo de preparar o jogo porque é outra cultura de futebol. Temos de ter mais atenção e trazer a vitória [para o FC Porto]", rematou.
O calendário europeu
Além do Salzburgo, o FC Porto também terá pela frente, na fase de liga da Liga Europa, o Estrela Vermelha (a 2 de outubro, no Estádio do Dragão), o Nottingham Forest (a 23 de outubro, no City Ground), o Utrecht (a 6 de novembro, no Stadion Galgenwaard), o Nice (a 27 de novembro, no Estádio do Dragão), o Malmo (a 11 de dezembro, no Estádio do Dragão), o Viktoria Plzen (a 22 de janeiro, na Doosan Arena) e o Rangers (a 29 de janeiro, no Estádio do Dragão).
Leia Também: Nem Farioli resistiu. FC Porto partiu ao som da música do momento