Procurar

Bah e Manu Silva explicam graves lesões: "Partilhar a mesma dor..."

Ambos os jogadores do Benfica foram vítimas da mesma lesão no mesmo jogo e, ao fim de oito meses fora das opções, relataram a forma como têm feito a recuperação conjunta, alicerçada numa nova amizade.

Bah e Manu Silva explicam graves lesões: "Partilhar a mesma dor..."

© SL Benfica

Miguel Simões
09/10/2025 14:40 ‧ há 8 horas por Miguel Simões

Desporto

Benfica

Oito meses após terem sofrido uma rotura completa do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, durante um Benfica-Moreirense (3-2), Alexander Bah e Manu Silva foram colocados frente a frente, a recordar não só o que sentiram no passado dia 8 de fevereiro, como ainda foram desafiados a detalhar o plano de recuperação conjunta e a amizade que 'nasceu'.

 

Questionado por Manu Silva sobre a perceção imediata da gravidade da lesão, Alexander Bah confessou ter sentido um "estalo" praticamente instantâneo:  "Soube, um segundo depois, porque ouvi um estalo no joelho. Mesmo que não tenha sido um movimento muito brusco. Lembro-me quando o médico entrou... Examinou o joelho e disse imediatamente ao treinador que precisava de ser substituído. Então, percebi que era grave. Depois levaram-me para dentro e três minutos depois...".

Foi aí que apareceu uma nova 'dor de cabeça' para Bruno Lage, quando ainda era treinador do Benfica, já na segunda metade da temporada passada, uma vez que, aos 37 minutos do jogo referente à 21.ª jornada, Manu Silva vacilou apenas ao seu terceiro jogo de águia ao peito, apenas três semanas após ter deixado o Vitória SC.

"No meu caso simplesmente não ouvi nenhum estalo, sabes? Para mim foi como se tivesse sentido o joelho a torcer um pouco, e foi só isso. Estava tão quente, que não senti a dor, mas sabia que algo estava errado. É como ter a sensação de que algo não está bem, mas... Lembro-me de cair no chão e de ouvir os adeptos, sabes aquele som de 'uhhhhh'... Comecei a sentir o joelho um pouco dormente, quando fui para dentro. O médico veio para fazer alguns testes. Sentiu o joelho e perguntei algo do género: 'Doutor, o que está a querer dizer?'. E, no momento em que fez esta expressão [facial], já sabia... Ainda tinha esperança de que não fosse o LCA [ligamento cruzado anterior], porque atualmente tem acontecido tantas vezes, no futebol, que não queres passar por isso", contou o médio luso.

A conversa 'esticou-se' a vários assuntos ligados ao Benfica, como as projeções para a presente temporada, mas antes disso Manu Silva detalhou o contexto em que tal infortúnio aconteceu, valorizando ainda a amizade com Alexander Bah, unidos na adversidade.

"Tento sempre acalmar-me o máximo possível. Mesmo antes dos jogos, estou tão calmo. Só que quando entras, vais para o aquecimento... Não consegues, não dá para contornar aquela ansiedade que vais sentir. E já tinha jogado no Estádio [da Luz], como visitante, mas é diferente. Para mim, foi uma mistura de emoções. Estava a concretizar um sonho de criança, obviamente, e ao fim de 37 minutos... Foi um misto de emoções. Ainda assim, tinha um sentimento de realização, sentia-me orgulhoso de mim mesmo. Ao mesmo tempo, pensava: 'Isto tinha de estar escrito', sabes? No primeiro dia, o dia com que sonhava há tanto tempo, e, naquele momento, levo a pancada... Agora é mais fácil de olhar para trás e separar as emoções", atirou o futebolista português.

"A melhor coisa, se é que existe uma melhor coisa, é o sentimento de ter alguém que passa pelas mesmas dificuldades, que partilha as mesmas conquistas, alguém com quem partilhar a mesma dor. Por vezes, quando estás a passar por este tipo de situações, sentes que as pessoas não compreendem... E, nesta situação, tenho a certeza de que tens as mesmas dificuldades. Sei que consigo ajudar-te nos dias menos bons. É como se fosse mais fácil passar pelos dias maus quando sabes que tens alguém que está a passar pelo mesmo. E o laço que criámos... Gostamos das mesmas coisas, por exemplo, Gostamos de ouvir música, dar umas boas gargalhadas, aproveitar as pequenas coisas do dia a dia. E acho que tem sido bom, por isso, obrigado", completou Manu Silva.

Para finalizar, Alexander Bah apontou a um regresso "o mais rápido possível" - agora às ordens de José Mourinho -, de olhos postos na conquista do título de campeão nacional, que fugiu para o rival Sporting nas últimas duas temporadas

"Quero voltar o mais rápido possível, mas também quero estar preparado quando regressar. Quero estar pronto para ajudar a equipa. Quanto aos novos jogadores... Quando vens para cá, as expectativas são enormes. Diria que todos os jogadores cumpriram. Houve boas contratações, então estou muito feliz com a equipa. Agora é o momento de pensar jogo a jogo. Espero que consigamos o 39", rematou o internacional dinamarquês.

Leia Também: Martim Mayer já entregou lista da candidatura ao Benfica. Eis os nomes

Leia Também: Tito Arantes Fontes pede "mais" ao Sporting e fala do FC Porto-Benfica

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si