Após três dias de folga, o Sporting retomou os trabalhos na Academia Cristiano Ronaldo, esta quinta-feira, com muitas ausências... e muitas novidades.
Em plena pausa de provas de clubes, fruto dos compromissos entre seleções, Rui Borges resolveu chamar sete jovens - Samuel Justo, Rafael Nel, Paulo Cardoso, Kauã Oliveira, José Silva, Rafael Besugo e Rômulo Junior - para 'compensar' as vagas desocupadas com 15 jogadores internacionais.
Recorde-se que, desses 15, quase metade estão ao serviço das seleções de Portugal, desde Rodrigo Ribeiro nos sub-20 e de Geovany Quenda e João Simões nos sub-21 a Rui Silva, Pedro Gonçalves, Gonçalo Inácio e Francisco Trincão na principal seleção lusa.
Os restantes oito ausentes são Luis Suárez (Colômbia), Giorgi Kochorashvili (Geórgia), Geny Catamo (Moçambique), Zeno Debast (Bélgica), Morten Hjulmand (Dinamarca), Iván Fresneda (Espanha sub-21), Georgios Vagiannidis e Fotis Ioannidis (Grécia).
De referir ainda que o conjunto orientado por Rui Borges vai voltar a entrar em ação em Alcochete, na manhã desta sexta-feira, à porta fechada, numa altura em que faltam ainda nove dias para o próximo encontro oficial, frente ao Paços de Ferreira, referente à terceira eliminatória da Taça de Portugal.
Reação a duplo desaire
O Sporting atravessa mais uma pausa na competição após um duro golpe, à semelhança do que havia acontecido frente ao FC Porto (1-2), no Clássico disputado no passado dia 30 de agosto, que antecedeu a primeira paragem FIFA da época. Até essa altura, embora a época tivesse arrancado com a Supertaça Cândido de Oliveira perdida para o Benfica (0-1), os bicampeões nacionais entraram a sorrir nas primeiras três jornadas, diante de Casa Pia (0-2), Arouca (6-0) e Nacional (1-4).
Já desde setembro para cá, o Sporting soube reagir ao vencer o Famalicão (1-2) no primeiro jogo desde a paragem, mantendo a tendência frente ao Kairat Almaty (4-1) na Liga dos Campeões, bem como diante de Moreirense (3-0) e Estoril (0-1). No entanto, na passada semana, à derrota aos pés do Napoli (2-1) na Champions, seguiu-se um dramático empate consentido frente ao Sporting de Braga (1-1), em Alvalade, ao cair do pano.
Por esta altura, o Sporting segue na segunda posição da I Liga, com 19 pontos, a três do líder FC Porto (que soma sete vitórias e um empate), levando um ponto de avanço sobre o rival Benfica, na luta pelo tricampeonato.
Leia Também: Tito Arantes Fontes pede "mais" ao Sporting e fala do FC Porto-Benfica