João Noronha Lopes voltou a 'disparar' contra Luís Filipe Vieira e Rui Costa, na noite desta terça-feira, em entrevista concedida ao canal NOW, com Pedro Proença, presidente a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) à mistura.
"Acho piada a essas críticas de Luís Filipe Vieira. Rui Costa tem apoiado Pedro Proença sem que os benfiquistas percebam, mas Vieira também o apoiou em 2019. Os dois grandes responsáveis para que Pedro Proença hoje tenha esta preponderância no futebol português são precisamente Luís Filipe Vieira e Rui Costa", começou por dizer sobre os antigo e atual presidentes do Benfica.
"Já várias vezes questionei Rui Costa sobre este apoio, nunca tive uma resposta. Questionei acerca dos direitos televisivos e apoio prestado à FPF. Temos assistido a faltas de respeito de Pedro Proença relativamente ao Benfica. Chegou a afirmar que o Benfica valia mais do que os outros clubes no processo de centralização", vincou de seguida.
"Luís Filipe Vieira e Rui Costa trabalharam juntos no Benfica durante 17 anos. Escolheram as mesmas pessoas, confiaram nos membros dos órgãos sociais, decidiram muitas coisas juntos, assinaram muitas coisas juntos enquanto gestores. São figuras do passado. No entanto há uma visão de futuro, com um projeto novo, uma equipa nova, determinada, profissional que quer ganhar, internacionalizar a marcar e aproximar-se dos sócios. Essa é a minha candidatura", rematou João Noronha Lopes, já depois de ter anunciado os nomes de Nuno Gomes e Vítor Paneira para a sua estrutura, caso seja eleito novo presidente do Benfica.
As críticas de Luís Filipe Vieira a Pedro Proença
Ainda antes de oficializar a sua candidatura à presidência do Benfica, no passado dia 19 de agosto, Luís Filipe Vieira já havia tecido fortes críticas a Pedro Proença, com sérios avisos para o caso de se (re)eleito presidente do Benfica, nas eleições presidenciais do próximo dia 25 de outubro.
"O Pedro Proença andou dois anos e meio em campanha, quando ainda era presidente da Liga. Apanhei alguns casos em que estive presente. Não é por acaso que as pessoas dizem que tenho de voltar. Está a pender para um lado... O que se passou na Taça de Portugal é demasiado grave. Todos vimos um jogador do Benfica a ser pontapeado. O presidente da FPF ainda não veio a público dizer nada. Devem estar com problemas em que eu me candidate (...) Toda a gente sabe quem é o Pedro Proença. Sei como chegou até aqui. Se têm medo? As pessoas acham que ele penaliza nos jogos. Comigo nunca conseguiu brincar. Ele deixou a Liga com uma dívida brutal. Não pode brincar mais. Chegou a aliciar-me para determinado candidato não se candidatar", atirou na altura, garantindo que "na Federação é tudo verde", em referência ao rival Sporting.
"Se eu for presidente do Benfica, creio que não vai estar muito tempo no futebol. Não sou só eu... Há muitos presidentes de clubes que estão calados porque parece que têm medo, mas não tenham. Arbitragens? Logicamente. Ele não pode lá estar muito tempo. Se o sonho dele é ir para a UEFA, então que vá. O que é que ele fez pelo futebol português? Quer ir comigo falar com os presidentes, um a um? Eu vou consigo. Fazer um movimento? Esse movimento já existe. Falta um empurrão.... Depois do ataque que ele me faz em direto... Ainda por cima nem falou no meu nome. Foi cobarde. Ele agora vai pôr a equipa dele toda a tentar fazer 30 por uma linha, mas eu aguento com eles todos", garantiu ainda Luís Filipe Vieira.
Leia Também: Noronha Lopes surpreende nos nomes para a sua direção no Benfica