João Noronha Lopes anunciou, esta terça-feira, os primeiros nomes, que irão integrar a estrutura para o futebol do Benfica, caso vença as eleições presidências, agendadas para 25 de outubro.
Nuno Gomes terá a função de vice-presidente para o futebol, em estreita articulação com João Noronha Lopes. O antigo avançado já integrou a estrutura do clube, então com Luís Filipe Vieira na liderança dos encarnados, como diretor do Benfica Campus, cargo que abandonou em 2017.
"É com muito gosto que anuncio que o Nuno Gomes será o meu Vice-Presidente para o Futebol, um símbolo do Benfica e alguém que vai ser fundamental para devolvermos ao Benfica a cultura de vitória que nos falta. É desde logo um dos grandes jogadores portugueses da nossa história. Com 166 golos em 399 jogos, é um dos melhores marcadores portugueses ao serviço do Benfica, tendo envergado o Manto Sagrado ao longo de 12 épocas e conquistado 2 Campeonatos Nacionais, 2 Taças de Portugal, 3 Taças da Liga e 1 Supertaça Cândido de Oliveira. Depois de terminar a carreira dentro de campo, acumulou uma experiência muito importante com vários cargos de relevo e destaque ao nível do futebol nacional e internacional. Atualmente, e desde 2021, faz parte dos quadros da FIFA, enquanto especialista de alta performance. O Nuno conhece a realidade do Benfica e os desafios que temos pela frente para voltarmos a vencer de forma consistente. Irá desempenhar funções de supervisão do futebol do Benfica, em estreita articulação comigo e com o novo Diretor-Geral para o Futebol, que será anunciado durante o mês de Setembro. O Nuno é um símbolo da identidade, da mística e da identidade do nosso Clube. É uma honra contar com ele. Juntos, vamos colocar o Benfica Acima de Tudo", pode ler-se na publicação feita pelo gestor na rede social X.
É com muito gosto que anuncio que o Nuno Gomes será o meu Vice-Presidente para o Futebol, um símbolo do Benfica e alguém que vai ser fundamental para devolvermos ao Benfica a cultura de vitória que nos falta.
— João Noronha Lopes (@jnoronhalopes) August 26, 2025
É desde logo um dos grandes jogadores portugueses da nossa história.… pic.twitter.com/bzZkkw0TYu
Por sua vez, Vítor Paneira será o novo diretor técnico, função agora desempenhada por Simão Sabrosa, inserido na direção presidida por Rui Costa.
"O lendário número 7 deixou uma marca indelével no Benfica, tendo envergado a camisola encarnada em 289 jogos oficiais e marcado 44 golos entre 1988 e 1995. Conquistou três Campeonatos Nacionais e uma Taça de Portugal com o Clube e foi finalista da Taça dos Campeões Europeus na época 1989/1990. Como treinador, acumulou uma importante experiência no futebol português que irá agora colocar ao serviço do Benfica. Vai estar intimamente ligado ao dia a dia da equipa profissional e trabalhará em proximidade com o diretor-geral e o vice-presidente Nuno Gomes. Vítor Paneira representa a entrega, a mística e a essência de ser Benfiquista. Traz consigo um entendimento muito claro da exigência que representa envergar o emblema do Benfica", descreveu João Noronha Lopes, que vai revelar o nome do diretor-geral para o futebol em setembro.
Precisamos que a mística regresse ao Benfica. Desta forma, anuncio que o Vítor Paneira será o meu Diretor Técnico do futebol profissional do Benfica. Finalista da Taça dos Clubes Campeões Europeus, em 1990, o lendário número 7 representou-nos em campo durante 289 jogos, tendo… pic.twitter.com/LF2fEERbgS
— João Noronha Lopes (@jnoronhalopes) August 26, 2025
Leia Também: "Benfica? As nossas ambições são muito maiores na Liga Europa..."
Leia Também: Mourinho e o rumor de Catamo na Turquia: "Acho que não está na lista"