Após três semanas da habitual pausa de verão, o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 regressa este fim de semana. Disputa-se a penúltima edição do GP dos Países Baixos, no peculiar e pitoresco Zandvoort Park junto à beira-mar.
Piastri e McLaren defendem liderança
Depois do intenso domínio até ao fim da primeira parte do campeonato, a McLaren segue na frente dos Mundiais de pilotos e de construtores.
Oscar Piastri, com seis vitórias, é o líder na tabela com 284 pontos - mais nove do que o colega Lando Norris, que é segundo. O britânico venceu a última ronda antes do interregno, na Hungria e ganhou a jornada holandesa no ano passado.
A competir em casa este fim de semana, Max Verstappen é o terceiro classificado. Num circuito que bem conhece, o homem da Red Bull procura a terceira vitória da época - e já sabe o que é subir ao lugar mais alto do pódio em Zandvoort, uma vez que o conseguiu por três vezes entre 2021 e 2023.
George Russell, que também já ganhou uma corrida este ano, segue em quarto. O piloto da Mercedes está no encalço do terceiro posto de Verstappen e tem mais 19 pontos do que o quinto - Charles Leclerc, o melhor homem da Ferrari.
A Fórmula 1 chega aos Países Baixos com a McLaren a comandar entre os construtores. A equipa de Woking tem um avanço considerável de 299 pontos perante a Ferrari. O fabricante de Maranello luta mais pelo segundo lugar com a Mercedes e a Red Bull, estando o trio separado por 66 pontos.
Formato habitual
O GP dos Países Baixos não é uma das rondas 'Sprint' da temporada, o que significa que segue o formato regular de três treinos livres, qualificação e corrida distribuídos na disposição normal de sexta-feira a domingo.
Conheça todos os horários (pela hora de Portugal Continental, menos uma hora nos Açores)
- Sexta-feira, 29 de agosto
- 11h30-12h30: Treino livre 1
- 15h00-16h00: Treino livre 2
- Sábado, 30 de agosto
- 10h30-11h30: Treino livre 3
- 14h00-15h00: Qualificação
- Domingo, 31 de agosto
- 14h00: Corrida
Leia Também: É oficial: Cadillac anuncia Bottas e Pérez na Fórmula 1