O Palmeiras recebe, na próxima quinta-feira, pelas 01h30 (hora de Portugal Continental), o Corinthians, num encontro a contar para a segunda mão dos oitavos de final da Taça do Brasil, e que está obrigado a vencer, visto que, no da primeira, disputado na Neo Química Arena, saiu derrotado, por 0-1.
O clima é de exigência máxima, não só no interior do próprio clube, como, especialmente, no exterior, como ficou à vista, esta terça-feira, fruto de uma ação de protesto levada a cabo, alegadamente, por três elementos da Mancha Alviverde, claque que, neste momento, se encontra em 'rota de colisão' com o próprio clube.
À porta da Academia de Futebol, em São Paulo, foram erguidas tarjas com mensagens como "Cabeça quente e faca nos dentes" ou "Tem que ter raiva dessa p*** de gambá", numa referência a uma frase popularizada por Luiz Felipe Scolari, ex-selecionador de Portugal.
De acordo com o portal brasileiro Globoesporte, no local, foi, ainda, colocado... uma série de cestos com doces, como pipocas ou chocolates, fazendo-se acompanhar de fotografias de Abel Ferreira e dos jogadores, com a frase "Falta algo para você?".
Sem margem para errar
O duelo da primeira mão dos oitavos de final da Taça do Brasil teve lugar na passada quinta-feira, dia 31 de julho, na Neo Química Arena, e culminou num triunfo do Corinthians sobre o Palmeiras, por 1-0, fruto de um golo 'solitário' da autoria de Memphis Depay, já aos 79 minutos.
Significa isto que, se a equipa orientada pelo treinador português Abel Ferreira pretender manter-se 'viva' na luta por um troféu que lhe escapa já desde 2020, terá, pelo menos, de vencer com um golo de diferença, para forçar o prolongamento.
A pressão sobre o Verdão é, de resto, acrescida, visto que, no passado domingo, este não conseguiu ir além de um empate a duas bolas perante o Vitória, no Estádio Manoel Barradas, resultado que o deixa, provisoriamente, na segunda posição do Brasileirão.
O conjunto paulista soma 37 pontos conquistados ao cabo de 18 jornadas, menos quatro do que a dupla de líderes formada por Cruzeiro (do também luso Leonardo Jardim, que tem mais dois jogos disputados) e Flamengo (que tem mais um).
Mais portugueses em ação
Abel Ferreira não será, no entanto, o único português com uma palavra a dizer, nesta fase da Taça do Brasil. Lá, também se encontra o companheiro de profissão, Leonardo Jardim, cujo Cruzeiro voltará a encontrar o CRB, depois do empate sem golos, no duelo da primeira mão.
Nuno Moreira vai procurar ajudar o Vasco da Gama a deixar para trás o CSA, depois do nulo registado na passada semana, ao passo que Cédric Soares terá, teoricamente, a vida mais facilitada, visto que o 'seu' São Paulo leva uma vantagem de 2-1 sobre o Athletico Paranaense.
O Athletico Paranaense-São Paulo realiza-se às 23h30 desta quarta-feira, o Vasco da Gama-CSA às 00h00 de sexta-feira e, finalmente, o CRB-Cruzeiro às 01h00 do mesmo dia. Haverá, ainda, um Bragantino-Botafogo, um Retrô FC-Bahia, um Fluminense-Internacional e um Atlético Mineiro-Flamengo.
Leia Também: Palmeiras desiste e deixa Matheus Reis cada vez mais perto... do Sporting