Powered bySolverde
Disclaimer

Os títulos acumulados por Diogo Jota, jogador "que muito honrou Portugal"

Diogo Jota conquistou, só este ano, a Premier League, assim como a Liga das Nações, contra a Espanha, no passado mês de junho. Recorde os títulos do avançado luso de 28 anos.

diogo jota titulos
AnteriorSeguinte

© Getty Images

Daniela Filipe
03/07/2025 10:22 ‧ há 2 dias por Daniela Filipe

Desporto

Diogo Jota

O internacional português Diogo Jota morreu, aos 28 anos, esta madrugada, na sequência de um acidente de viação, na zona de Zamora, em Espanha. O avançado do Liverpool, que seguia com o irmão de 25 anos, acumulou vários títulos na sua carreira, entre eles dois arrecadados ainda este ano.

 

Diogo Jota, que era presença assídua nas convocações da seleção nacional e uma figura de primeira linha no Liverpool, fez parte da conquista de Portugal na Liga das Nações, contra a Espanha, no passado mês de junho. Recorde-se que o jovem de 28 anos já tinha, na época de 2018/2019, assegurado o troféu da Liga das Nações.

Também este ano, o avançado conquistou a Premier League, tendo auxiliado “o clube de Anfield a garantir o troféu com quatro jornadas de antecedência”, descreveu, na altura, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional, ao celebrar “o sucesso de mais um talento português nos maiores palcos do futebol internacional”.

Diogo Jota venceu ainda a Taça de Inglaterra, em 2021/2022, assim como a Taça da Liga Inglesa, no mesmo ano. Este último título foi novamente conquistado na época de 2023/2024.

Saliente-se ainda que o avançado luso do Liverpool também se sagrou vitorioso na Championship (2.ª Liga Inglesa), na época de 2017/2018.

Recorde-se que o jovem jogou com a camisola do Paços de Ferreira, antes de ser transferido para o Atlético de Madrid. Foi, depois, emprestado ao FC Porto, onde ficou apenas por uma temporada. Seguiu de empréstimo para Inglaterra, para representar o Wolverhampton, que militava na Championship, tendo permanecido a título definitivo por 14 milhões de euros. Ao fim de mais de duas temporadas, Diogo Jota rumou a Liverpool, por cerca de 45 milhões de euros, na época de 2020/2021.

Quem era André Silva, o irmão de Diogo Jota que também morreu em acidente

Quem era André Silva, o irmão de Diogo Jota que também morreu em acidente

Os dois jogadores acabaram por morrer após um acidente de carro devido a um despiste na província de Zamora, nesta quinta-feira, dia 3 de julho, com a viatura a incendiar-se.

Davide Rodrigues Araújo | 10:03 - 03/07/2025

Diogo Jota e o irmão, André Silva, avançado do FC Penafiel, morreram quando o veículo em que viajavam se despistou e incendiou, avançou o jornal Marca. O mesmo meio adiantou que, de acordo com várias fontes, um pneu poderá ter rebentado, o que fez com que o automóvel saísse da estrada, perto do quilómetro 65 da A52, nos arredores de Palacios de Sanabria.

O jovem de 28 anos tinha casado no passado dia 22 de junho, deixando ainda três filhos menores.

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, recorreu às redes sociais para tecer as suas “sentidas condolências” aos familiares, tendo enaltecido o “atleta que muito honrou o nome de Portugal”.

"A notícia da morte de Diogo Jota, um atleta que muito honrou o nome de Portugal, e do seu irmão é inesperada e trágica. Deixo aos familiares as mais sentidas condolências. É um dia triste para o futebol e para o desporto nacional e internacional", escreveu, na rede social X (Twitter).

Já o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Pedro Proença, salientou que “Diogo Jota era uma extraordinária pessoa, respeitado por todos os colegas e adversários, alguém com uma alegria contagiante e referência na própria comunidade”.

“A Federação Portuguesa de Futebol e todo o futebol português estão completamente devastados com a morte de Diogo Jota e do seu irmão André Silva, esta madrugada, em Espanha. Muito mais do que o fantástico jogador, com quase 50 internacionalizações pela Seleção Nacional A, Diogo Jota era uma extraordinária pessoa, respeitado por todos os colegas e adversários, alguém com uma alegria contagiante e referência na própria comunidade”, escreveu, na rede social Facebook.

E complementou: “Em meu nome, e em nome da Federação Portuguesa de Futebol, exprimo as mais sentidas condolências à família e aos amigos de Diogo e de André Silva, assim como ao Liverpool FC e FC Penafiel, os clubes onde, respetivamente, alinhavam os jogadores. A Federação Portuguesa de Futebol já solicitou à UEFA um minuto de silêncio, esta quinta-feira, antes da partida da nossa Seleção com a Espanha, no Europeu feminino. Perdemos dois campeões. O desaparecimento de Diogo e de André Silva representam perdas irreparáveis para o Futebol Português e tudo faremos para, diariamente, honrar o seu legado."

Leia Também: "Futebol de luto". Imprensa (de todo o mundo) lamenta morte de Diogo Jota

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Como é que ainda não é proibido filmar e perseguir pessoas de luto?"

Diogo Jota

"Como é que ainda não é proibido filmar e perseguir pessoas de luto?"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas