Varandas vai recorrer da condenação por difamação a Pinto da Costa

O presidente do Sporting vai recorrer para o Tribunal da Relação do Porto da condenação por difamação contra o antigo presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, confirmou hoje à Lusa fonte próxima do processo.

Porto's President Pinto da Costa ( L) and Sporting's President Frederico Varandas (C ) during the Portuguese League football match Sporting CP vs FC Porto at Alvadade stadium in Lisbon on January 12, 2019.  ( Photo by Pedro Fiúza/NurPhoto via Getty Images

© Getty Images

Lusa
02/07/2025 17:51 ‧ 02/07/2025 por Lusa

Desporto

Sporting

Frederico Varandas foi hoje condenado a pagar 12.200 euros por declarações proferidas à comunicação social em 23 de outubro de 2020, quando chamou o então presidente do FC Porto de "bandido".

 

No Tribunal do Bolhão, no Porto, foi dado como provado que Frederico Varandas "extravasou a proporcionalidade e os limites da liberdade de expressão" e que este "não queria mais do que o enxovalho da pessoa" de Pinto da Costa, que morreu em 15 de fevereiro passado.

O líder 'leonino', que acompanhou a leitura da sentença por videoconferência, acompanhado pelo seu advogado José Lobo Coutinho, terá de pagar uma multa de 7.200 euros por difamação, aos quais acrescem 5.000 de compensação aos herdeiros do antigo dirigente portista por danos não patrimoniais.

Varandas paga multa choruda por chamar

Varandas paga multa choruda por chamar "bandido" a Pinto da Costa

Informação avançada, esta quarta-feira, pelo Publico. Presidente do Sporting condenado a pagar 12.200 euros por ofensas ao antigo presidente do FC Porto.

Luis Júnior | 15:15 - 02/07/2025

Em causa estiveram as palavras de Varandas no Aeroporto Humberto Delgado, quando a comitiva sportinguista se deslocava aos Açores para defrontar o Santa Clara, partida essa que venceu por 2-1.

"Pode ser uma pessoa culturalmente acima da média, ter um currículo cheio de vitórias, mas um bandido será sempre um bandido. E, no final, um bandido será sempre recordado como um bandido. No dia em que se retirar ou for obrigado a retirar-se, estará a prestar um grande serviço ao futebol português", concluiu Varandas à data, referindo-se ao processo Apito Dourado, no qual Pinto da Costa foi ilibado.

O presidente do Sporting justificou que as suas palavras haviam surgido em contexto de resposta a declarações anteriores de Pinto da Costa ao Porto Canal, em que este disse: "No dia em que Frederico Varandas se dedicar à medicina, presta um grande serviço ao Sporting".

Varandas arrasado na 'novela Gyokeres':

Varandas arrasado na 'novela Gyokeres': "Mente com todos os dentes"

Bruno Costa Carvalho, antigo candidato à presidência do Benfica, não poupou nas críticas à postura de Frederico Varandas em torno da gestão do futuro de Viktor Gyokeres no Sporting.

Notícias ao Minuto | 11:46 - 02/07/2025

O tribunal concluiu que tal ultrapassa o direito de resposta, com a repetição da palavra "bandido" a ter como única finalidade o "enxovalho e rebaixamento do assistente [Pinto da Costa]" e que Varandas era "consciente" da disseminação das suas palavras pela comunicação social.

Leia Também: Varandas paga multa choruda por chamar "bandido" a Pinto da Costa

Leia Também: Varandas arrasado na 'novela Gyokeres': "Mente com todos os dentes"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Pedro Gonçalves do Sporting festejou golo com mensagem para as filhas

Pedro Gonçalves

Pedro Gonçalves do Sporting festejou golo com mensagem para as filhas

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting39
2FC Porto39
3Moreirense39
4Sp. Braga37
5Famalicão37
6Benfica26
7Gil Vicente34
8Arouca34
9Vitória SC33
10Casa Pia33
11Rio Ave22
12Estoril21
13Estrela21
14AVS31
15C.D. Nacional31
16Alverca20
17Santa Clara20
18Tondela30
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

CEO da Ford idealiza supercarro eletrificado todo-o-terreno de 1.000 cv

Ford

CEO da Ford idealiza supercarro eletrificado todo-o-terreno de 1.000 cv

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas