Powered bySolverde
Disclaimer

Insultos racistas a Vini Jr. valem penas de prisão (suspensa) a 4 homens

Quatro homens foram condenados hoje a penas de prisão suspensas, multas e proibição de irem a estádios de futebol por um crime de ódio e outro de ameaças ao futebolista Vinicius Júnior, do Real Madrid.

WARSAW, POLAND - AUGUST 14: Vinicius Junior of Real Madrid celebrates during the UEFA Super Cup 2024 match between Real Madrid and Atalanta BC at National Stadium on August 14, 2024 in Warsaw, Poland. (Photo by Joe Prior/Visionhaus via Getty Images)

© Getty Images

Lusa
16/06/2025 14:34 ‧ há 4 semanas por Lusa

Desporto

Real Madrid

A condenação resulta de um acordo entre os quatro réus e as acusações no processo judicial - Ministério Público, Real Madrid, LaLiga e Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF).

 

Ao abrigo do acordo alcançado hoje num tribunal de Madrid, os quatro homens reconheceram os factos e os crimes de ódio e de ameaças de que estavam acusados pelo Ministério Público e foram condenados a penas de entre 14 e 22 meses de prisão.

Por se tratar de uma condenação inferior a dois anos de prisão, por não haver antecedentes criminais e por os quatro terem assinado uma carta em que pedem desculpas a Vinicius e em que manifestam "total arrependimento", nenhum irá para a prisão efetivamente com a condição de não cometerem outros crimes durante um período de três a quatro anos.

A carta de arrependimento e com o pedido de desculpa foi lida hoje em voz alta pelos acusados numa sessão no tribunal em que foi assinado o acordo entre todas as partes.

A juíza que presidiu à sessão realçou que Vinicius Júnior renunciou a receber qualquer indemnização e por isso foi possível o acordo.

O caso ocorreu em 26 de janeiro de 2023, num dia de dérbi madrileno, entre Real Madrid e Atlético de Madrid, no estádio Santiago Bernabéu.

Antes do jogo, segundo a acusação, os agora quatro condenados penduraram um boneco insuflável "de cor e cabelo negro" e com a camisola de Vinicius Júnior no Real Madrid num viaduto de uma estrada circular de Madrid, perto do centro de treinos do Real Madrid, com um cartaz com a frase "Madrid odeia o Real".

A imagem do boneco foi divulgada por um destes condenados nas redes sociais, aumentando a difusão e exposição dos factos considerados criminosos, como destacaram as acusações e o tribunal.

Os quatro homens fazem parte do grupo Frente Atlético, que tanto a acusação como a sentença dizem identificar-se ideologicamente com a extrema-direita.

Segundo a sentença, os quatro atuaram "movidos pelo menosprezo e a rejeição da cor da pele da vítima", o futebolista brasileiro Vinicius Júnior.

Com esta sentença, os quatro ficam ainda proibidos de usar redes sociais durante o tempo da condenação a prisão e de se aproximarem a menos de mil metros do próprio Vinicius, da cidade desportiva do Real Madrid (o centro de treinos do clube) e de estádios de futebol quando houver jogos organizados por LaLiga e pela federação espanhola.

As multas que terão de pagar oscilam entre 1.084 e 720 euros e todos terão de fazer um curso de "diversidade e não discriminação" determinado pelo Ministério Público.

No mês passado, em 21 de maio, outro tribunal espanhol condenou também a uma pena de um ano de prisão, suspensa por três, pelo crime de ódio, cinco arguidos que insultaram Vinicius Júnior durante um jogo de futebol em 30 de dezembro de 2022.

De acordo com as conclusões, as ofensas, que foram gravadas da bancada e publicadas nas redes sociais, foram "proferidas com a inquestionável intenção de humilhar e ferir a dignidade do jogador por evidentes motivos racistas".

Vinicius Júnior renunciou a indemnização, enquanto os arguidos apresentaram uma declaração escrita reconhecendo o caráter racista dos seus insultos e pedindo desculpa. De acordo com a acusação, aceitaram não comparecer a jogos de futebol em estádios públicos durante o período da pena suspensa.

Leia Também: Vinícius Jr. despede-se de Ancelotti (com um 'até já'): "É o destino"

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Não sei se sempre acreditei ou se ainda estou a assimilar"

Kika Nazareth

"Não sei se sempre acreditei ou se ainda estou a assimilar"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

McLaren domina F1 com mais do dobro dos pontos da segunda classificada

Fórmula 1

McLaren domina F1 com mais do dobro dos pontos da segunda classificada

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas