Dolores Silva apela à "responsabilidade" portuguesa no Europeu feminino

Capitã da seleção feminina defende que é "muito simples" dar a volta aos recentes maus resultados, ocorridos na Liga das Nações.

ESTORIL, PORTUGAL - FEBRUARY 21:  Dolores Silva of Portugal during the International Women's Friendly match between Portugal and Czechia at Estadio Antonio Coimbra da Mota on February 21, 2024 in Estoril, Portugal. (Photo by Gualter Fatia/Getty Images)

© Getty Images

Lusa
16/06/2025 17:47 ‧ 16/06/2025 por Lusa

Desporto

Seleção Feminina de Futebol

A futebolista Dolores Silva defendeu hoje que é "muito simples" dar a volta aos recentes maus resultados, recordando as conquistas da seleção portuguesa feminina, que se prepara para disputar o Campeonato da Europa, na Suíça, em julho.

 

"Dar a volta é muito simples. Temos de olhar em frente. Sabemos que o momento [despromoção à Liga B da Liga das Nações, face a quatro derrotas seguidas] foi duro. Há momentos em que não estamos tão bem. Acima de tudo, é olhar para isso, reconhecer [que não foi bom], trabalhar e querer sempre mais, mas também não esquecer tudo o que conquistámos", começou por dizer a médio do Sporting de Braga, em conferência de imprensa.

No arranque da preparação para a fase final da prova, que se realiza de 02 a 27 de julho, em solo helvético, a capitã, de 33 anos, foi a porta-voz das 'navegadoras' na Cidade do Futebol, em Oeiras, onde falou aos jornalistas do sonho de poder vir a representar Portugal pela terceira vez num Europeu.

"Mais um sonho poder estar aqui, ainda que não tenha saído oficialmente convocatória [final]. Estar aqui é sempre um momento muito importante. Ter o privilégio de estar nesta seleção é sempre algo muito bom, o nosso trabalho tem sido de avaliação, de trabalhar ao máximo para termos lugar [na lista final]. Todas nós queremos estar aqui e é cada vez mais difícil estar nesse lote", expressou.

Uma das mais experientes, face às 171 internacionalizações, deixou claro que a "motivação é muito grande", por se tratar de um Europeu que "dispensa apresentações, a começar logo com a Espanha", primeira adversária das lusas, antes dos confrontos com Itália e Bélgica.

"Se somos chamadas de navegadoras é porque navegámos em mares nunca navegados. Começamos hoje a preparar ao máximo e a saber das dificuldades que vamos ter pela frente. É uma responsabilidade muito grande e vamos estar preparadas em todos os momentos para darmos o nosso melhor", assegurou.

No primeiro treino de preparação, o selecionador Francisco Neto contou com 24 das 27 pré-convocadas, com a guarda-redes Sierra Cota-Yarde e avançada Kika Nazareth a juntarem-se ao grupo apenas no dia 23 de junho, enquanto a médio Tatiana Pinto inicia os trabalhos na terça-feira.

Na fase final do Europeu de 2025, Portugal está integrado no Grupo B, juntamente com a campeã mundial em título Espanha (03 de julho, em Berna), a Itália (07, em Genebra) e a Bélgica (11, em Sion).

Leia Também: Marcos Llorente queixa-se do calor nos EUA: "É impossível..."

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Bruno de Carvalho arrasa Luís Filipe Vieira: "Este tipo a mentir..."

I Liga

Bruno de Carvalho arrasa Luís Filipe Vieira: "Este tipo a mentir..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting26
2Sp. Braga26
3FC Porto26
4Famalicão26
5Moreirense26
6Benfica13
7Casa Pia23
8Gil Vicente23
9Vitória SC23
10Arouca23
11Rio Ave11
12Estoril21
13Estrela21
14C.D. Nacional21
15AVS20
16Alverca20
17Santa Clara20
18Tondela20
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Ford alarga envolvimento na F1 e trabalha "em quase todo o carro"

Fórmula 1

Ford alarga envolvimento na F1 e trabalha "em quase todo o carro"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas